Fugas - notícias

  • João Lavadinho/Caramulo Motorfestival
  • João Lavadinho/Caramulo Motorfestival
  • João Lavadinho/Caramulo Motorfestival
  • João Lavadinho/Caramulo Motorfestival
  • João Lavadinho/Caramulo Motorfestival
  • João Lavadinho/Caramulo Motorfestival

Já se acelera no Caramulo Motorfestival

Por Fugas

Até 6 de Setembro, a Serra do Caramulo é uma grande pista de automóveis clássicos e desportivos. Além da mítica prova Rampa do Caramulo, a décima edição do festival conta com ralis, espectáculos aéreos, actividades desportivas e atracções para toda a família.

Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos arranca esta sexta-feira na Serra do Caramulo e, até domingo, promete um “programa recheado” de actividades para “viver e celebrar o espírito dos clássicos”. Segundo a organização, a décima edição do Caramulo Motorfestival conta com “um painel de pilotos convidados nunca visto”, incluindo a estreia de Pedro Lamy no evento. São esperadas “mais de 30 mil pessoas”.

Um dos pontos altos do evento é a tradicional Rampa Histórica do Caramulo, que reúne mais de 80 automóveis clássicos, históricos e de competição em duas provas, nas categorias de velocidade e de regularidade (sábado e domingo, com sessão de treinos às 10h e provas às 12h20). Na pista estarão ainda cerca de 30 automóveis participantes no 1000 Classic – Portugal em Mil Milhas, que partiu do Cascais Classic Motorshow no final de Agosto e termina no Caramulo, depois de percorrer o país ao longo de sete dias.

A décima edição do festival conta, como é habitual, com duas provas de rally (Luso-Caramulo e Targa-Caramulo), diversos passeios (estão previstos os Históricos Viseu-Caramulo, Salamanca-Caramulo e Tondela-Caramulo, Ducati, Harley-Davidson, ACP Clássicos, Cabeças de Fósforo do Botulho, Honda S2000 e BMW M Clube de Portugal), concentrações de Vespa, de automóveis e de motociclos clássicos, a Feira de Automobilia e a Raiada, dedicada a bicicletas antigas. No domingo, haverá ainda a parada “Jeep Attack”, constituída por veículos militares.

Para além das iniciativas directamente ligadas ao universo automóvel, o tradicional espectáculo aéreo de aviões clássicos vai rasgar os céus do Caramulo com modelos históricos como o Beechcraft C45 (sábado e domingo, às 10h e às 17h30) e o centro do recinto está transformado numa área de desportos radicais, com uma torre de escalada, rappel e slide, uma pista todo-o-terreno com jeeps em demonstração e uma pista de downhill. Há “bares e zonas chill out com música durante todo o evento” e, para os mais novos, “parques infantis insufláveis”.

Paralelamente, o Museu do Caramulo – fundador do evento – inaugura a exposição temporária “Micro Carros, Grandes Histórias”, “dedicada a alguns dos principais automóveis que caracterizaram a revolução motorizada sentida nos períodos do pós-guerra”, incluindo “vários projectos portugueses”, alguns dos quais “nunca vieram à luz do dia”.

Programa e mais informações: Caramulo Motorfestival

--%>