Fugas - notícias

A embarcação ARC Gloria foi declarada pelo Ministério da Cultura colombiano Bem de Interesse Cultural de Carácter Nacional

A embarcação ARC Gloria foi declarada pelo Ministério da Cultura colombiano Bem de Interesse Cultural de Carácter Nacional DR

Navio-escola colombiano pode ser visitado em Lisboa até 21 de Setembro

Por Fugas

O navio-escola colombiano Gloria vai estar a partir desta sexta-feira, dia 18, no Cais da Rocha do Conde de Óbidos, Lisboa. As visitas, que decorrem até 21, são gratuitas.

Declarada pelo Ministério da Cultura colombiano Bem de Interesse Cultural de Carácter Nacional, a embarcação ARC Gloria pertence à Armada Colombiana, tendo sido construída em 1968, em Bilbau, fazendo actualmente parte da Escola Naval Almirante Padilla. 

O “Buque” Gloria, como é reconhecido, chega a Lisboa depois de já ter brilhado no porto da cidade de Horta, Faial, no fim de Julho, no âmbito de uma viagem que tem duas missões simultâneas: formar cadetes e espalhar conhecimento sobre a Colômbia como se o veleiro de uma embaixada flutuante se tratasse.

Sob o mote “Colômbia é Realismo Mágico”, o navio-escola convida todos a subirem a bordo e a conhecerem mais sobre o país sul-americano, os seus destinos e as suas histórias. Dia 18, as visitas realizam-se entre as 9h e as 11h e entre as 14h e as 16h. Sábado e domingo, o horário é estendido: das 9h às 12h e das 14h às 20h. Os últimos visitantes, na segunda-feira, poderão ainda entrar entre as 9h e as 14h.

Desde Julho, o Gloria já visitou os portos de Bremerhaven, na Alemanha; Amesterdão, na Holanda; Edimburgo, na Escócia; Londres, Inglaterra; e Cádiz, Espanha. Lisboa marca assim o fim do périplo europeu. Do outro lado do Atlântico, antes do regresso a casa, está ainda prevista uma paragem em Santo Domingo, na República Dominicana.

--%>