Declarada pelo Ministério da Cultura colombiano Bem de Interesse Cultural de Carácter Nacional, a embarcação ARC Gloria pertence à Armada Colombiana, tendo sido construída em 1968, em Bilbau, fazendo actualmente parte da Escola Naval Almirante Padilla.
O “Buque” Gloria, como é reconhecido, chega a Lisboa depois de já ter brilhado no porto da cidade de Horta, Faial, no fim de Julho, no âmbito de uma viagem que tem duas missões simultâneas: formar cadetes e espalhar conhecimento sobre a Colômbia como se o veleiro de uma embaixada flutuante se tratasse.
Sob o mote “Colômbia é Realismo Mágico”, o navio-escola convida todos a subirem a bordo e a conhecerem mais sobre o país sul-americano, os seus destinos e as suas histórias. Dia 18, as visitas realizam-se entre as 9h e as 11h e entre as 14h e as 16h. Sábado e domingo, o horário é estendido: das 9h às 12h e das 14h às 20h. Os últimos visitantes, na segunda-feira, poderão ainda entrar entre as 9h e as 14h.
Desde Julho, o Gloria já visitou os portos de Bremerhaven, na Alemanha; Amesterdão, na Holanda; Edimburgo, na Escócia; Londres, Inglaterra; e Cádiz, Espanha. Lisboa marca assim o fim do périplo europeu. Do outro lado do Atlântico, antes do regresso a casa, está ainda prevista uma paragem em Santo Domingo, na República Dominicana.