De cada vez que alguém utiliza o Facebook e, carregando na lágrima invertida, adiciona a sua localização à publicação, partilhando-a nem que seja com uma única pessoa, está, na linguagem da rede social, a fazer um check-in. Isso acontece com muita frequência em aeroportos, para assinalar a chegada a um diferente país, num ponto emblemático, como um monumento, ou em sítios especiais: um jardim, uma praia, um restaurante.
A partir dos dados de check-in dos utilizadores europeus de visita a Portugal, Lisboa foi o local mais vezes identificado, sendo que em segunda posição ficou o Porto. A região do Algarve, embora líder das dormidas de estrangeiros — até Julho, com 43,2%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística —, conquistou apenas o terceiro lugar do pódio, com os espanhóis a fazerem mais vezes check-in em Albufeira e os alemães a colocarem Lagos no mapa do Facebook. O Douro e a Ribeira do Porto também conseguem uma posição de destaque nesta encruzilhada de destinos devido às identificações realizadas sobretudo por franceses.
No caso de Portugal, onde existem 5,2 milhões de utilizadores de Facebook (dados de Junho de 2015), mais de três milhões acedem à rede diariamente através de telemóvel e destes a larga maioria faz constantes check-in.
Durante este Verão, entre os portugueses que viajaram para fora de portas, a maioria fez check-in em Barcelona. Roma foi a segunda cidade europeia preferida pelos portugueses para identificar na sua timeline, enquanto Paris ficou em 3.º lugar. Na capital francesa, uma curiosidade: a Torre Eiffel foi a localização mais vezes registada.
Nos fluxos internos, os residentes em Lisboa fizeram mais check-in no Porto e, em segundo lugar, na praia de Carcavelos, concelho de Cascais. Já os portuenses partilharam mais vezes a sua localização na praia de Matosinhos e na Avenida dos Aliados.
TOP-5 CHECK-IN DE ESTRANGEIROS EM PORTUGAL
[entre Junho e Agosto]
1. Lisboa
2. Porto
3. Albufeira
4. Rio Douro (Inclui Ribeira)
5. Coimbra