Fugas - notícias

Rui Gaudêncio

Férias dos portugueses foram sobretudo “cá dentro”

Por Fugas

A maioria dos portugueses continua a gozar os seus dias de férias sem sair do país e a ter a praia como destino preferencial.

O número de pessoas que saiu de casa durante as férias, segundo o Target Group Index 2015, o estudo da Marktest que analisa o comportamento e os consumos dos portugueses, voltou a aumentar este Verão. No entanto, a maioria (60%) optou por passar as férias em território nacional, sendo que entre estes houve uma manifesta preferência pelos destinos de praia, indica o mesmo estudo. 

Quanto a alojamentos, a Marktest indica que mais de 40% optam por pagar a estadia, quer em Hotel ou Aparthotel, enquanto cerca de 25% fica alojado em casa de familiares ou amigos. O aluguer de casa foi uma opção para 19% enquanto 15% revelou ter casa própria para férias.

Paralelamente, o motor de pesquisa de voos e hotéis Jetcost divulgou que, de acordo com a análise dos seus dados referentes aos meses de Julho e Agosto deste ano, Lisboa foi a cidade mais procurada pelos viajantes portugueses, seguida do Porto. 

Já a HomeAway, portal de arrendamento de alojamentos particulares, avançou que “92% dos portugueses optaram por gozar as férias de Verão em Portugal”, com o Algarve a manter-se na liderança das preferências e com os Açores a registarem um forte crescimento - mais 160% face ao período homólogo. A terceira região mais procurada, segundo o mesmo site, foi o Norte, destronando assim o Alentejo.

Entre os portugueses que passaram as férias no estrangeiro, tanto a HomeAway como o estudo da Marktest apontam como destino preferencial Espanha, enquanto os dados da Jetcost colocam mais portugueses de férias em Paris, França.

--%>