Fugas - notícias

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Multimedia

Mais

Ver mais

Vítor Matos abre restaurante no antigo Solar do Vinho do Porto

Por Luísa Pinto

Guardem este nome: Antiqvvm. É este o restaurante onde Vítor Matos pretende conseguir uma estrela Michelin para a cidade do Porto.

Depois de muitos anos à frente da cozinha do Largo do Paço, o restaurante da Casa da Calçada, em Amarante, de onde saiu no passado mês de Julho, o reconhecido chef vai assinar a carta do novo restaurante que vai assinalar a abertura de um espaço nobre na cidade do Porto e que está fechado há quase três anos, o Solar do Vinho do Porto, junto ao Museu do Romântico, na zona do Palácio.

A notícia foi confirmada ao PÚBLICO pelo próprio chef Vitor Matos, que assumiu pretender incutir um serviço algo diferente daquele que protagonizou durante anos no restaurante Largo do Paço, inserido na unidade de alojamento que integra a cadeia Relais&Chateaux. Será, necessariamente, um serviço “menos formal” e com um grande aposta na cozinha tradicional portuguesa, a que pretende imprimir alguns traços de modernidade.

O Antiqvvum tem estreia marcada para dia 2 de Outubro, com o serviço a ser feito apenas a convidados, abrindo ao público em geral logo no dia seguinte. O restaurante estará aberto diariamente ao almoço, durante o qual será serviço um menu executivo, “para quem queira disfrutar de uma refeição rápida e com qualidade”, e ao jantar, onde o serviço será feito à carta.

A melhor definição do que pretende fazer Vítor Matos na cozinha do Antiqvvm foi escrita pelo próprio, no anúncio que colocou na pagina de Facebook onde alertou estar à procura de uma nova equipa de colaboradores para um espaço onde pretendia “fazer uma cozinha de memórias, de tradições e culturas enraizadas”. “[Será] uma cozinha sensorial que tem por base os sentidos, a influência das emoções, o próprio prazer no acto da confecção. Uma cozinha tecnológica com expressão em novas técnicas e tendências que acompanham uma cozinha em constante evolução. Uma cozinha que respeita os produtos e as suas origens, a biodiversidade, a sazonalidade e respeito pelo ambiente”, lê-se no anúncio.

De equipa constituída, Vítor Matos prepara-se agora para mostrar os seus créditos na cidade do Porto. Mas os seus planos para a cidade não se ficam por aqui, uma vez que já anda no terreno à procura de um espaço onde possa abrir um restaurante em nome próprio, e poder criar a marca Vítor Matos. Será nesse espaço que pretende dar mais azo ao experimentalismo, sendo certo que dará sempre primazia ao genuíno em detrimento da cozinha molecular.

--%>