Fugas - notícias

  • DR
  • DR

Multimedia

Mais

Ver mais

Capela dos Ossos reabre a 4 de Outubro

Por Fugas, Lusa

A Igreja de São Francisco de Évora, onde se localiza a Capela dos Ossos, reabre ao culto a 4 de Outubro, após obras de reabilitação de quase 4,2 milhões de euros. Paralelamente, é inaugurada uma nova área museológica.

“A igreja vai ser reaberta a 4 de Outubro”, enquanto “a parte museológica será no final desse mês”, informou esta semana o pároco Manuel Ferreira, citado pela Lusa, durante uma visita às obras do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

A nova área museológica da igreja de São Francisco, localizada na antiga ala das celas dos monges, vai receber a colecção de arte sacra da igreja e a colecção de presépios do major-general Fernando Canha da Silva.

Iniciados há pouco mais de um ano, os trabalhos envolveram, entre outras intervenções, a substituição de coberturas, reforço estrutural, requalificação da antiga ala das celas dos monges e o restauro de todo o património móvel e integrado. O investimento atingiu quase os 4,2 milhões de euros, com uma comparticipação de 70% de fundos comunitários, através do anterior programa operacional regional InAlentejo, tendo a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro assegurado os restantes 30%.

Classificada como monumento nacional, a Igreja de São Francisco data de 1224, com a instalação do Convento de São Francisco, mas desse convento inicial quase nada se conhece devido às modificações praticamente totais que lhe foram introduzidas no final da Idade Média. No século XVII, foi erguida a Capela dos Ossos, por iniciativa de monges franciscanos que queriam transmitir a ideia de que a vida na Terra é transitória, e cujas paredes estão enfeitadas com caveiras e ossadas humanas.

--%>