Fugas - notícias

Multimedia

Mais

Ver mais

Sofitel vive dias vínicos até 31 de Outubro

Por Fugas

Celebrar a época das vindimas em França e dar a conhecer o universo dos vinhos franceses. São estes os objectivos da iniciativa Sofitel Wine Days, que decorre até 31 de Outubro. Paralelamente há um menu especial, idealizado pelo chef executivo Daniel Schaipfer, que casa a gastronomia francesa com os vinhos do produtor Luís Pato.

O Sofitel Lisbon Liberdade apresenta mais uma edição dos Sofitel Wine Days, um programa internacional da marca hoteleira, este ano com Eurico Bernardo, Worldwide Best Sommelier em 2004, como parceiro.

Para conseguir montar este evento, a marca hoteleira realizou um estudo em parceria com o Instituto Francês da Opinião Pública que, escrutinando os hábitos de sete países (Austrália, Brasil, China, França, Índia, Rússia e Estados Unidos da América), revela como se perceciona e como se consome vinho nos dias de hoje.

“Quando comecei a trabalhar há 20 anos, muitos países não tinham o hábito de beber vinho. Hoje, é emocionante ver como é tão apreciado em todo o mundo ", confessou Enrico Bernardo, citado em comunicado. O sommelier adianta ainda que os resultados apurados por aquele estudo " confirmam que o vinho ocupa um lugar importante, não apenas em países tradicionalmente ligados ao vinho, como a França ou a Itália, ou em 'novas regiões' vinícolas, como a Austrália ou os EUA, mas também entre as culturas que mais recentemente descobriram os prazeres do vinho, como a China e a Índia".

Mas nem só de vinhos franceses vivem os Sofitel Wine Days. O chef executivo do Sofitel Lisbon Liberdade, Daniel Schlaipfer, preparou um menu para estes dias em que é enaltecida a gastronomia de França com um toque bem português: os vinhos propostos exibem o selo Luís Pato, primeiro produtor engarrafador na região da Bairrada, depois da sua demarcação. O jantar tem um preço fixo de 45€ e as propostas passam por um consommé Célestine com Vinho do Porto, Moleja à la financière em massa folhada, Coq au vin com salsifi, pomme dauphine, e Quenelles de brochet com molho Nanutua. Para finalizar, Rice à l´impératrice ou Fromage AOC.  A acompanhar um copo de vinho Luís Pato seleccionado pelo chef. O mesmo menu pode ser acompanhado por um vinho francês ou de outra região vinícola pelo preço de 35€.

Os Sofitel Wine Days decorrem em todas as unidades Sofitel no mundo, com o objectivo de promover uma discussão internacional sobre o vinho durante a época das vindimas em França. Cada unidade terá o seu próprio programa, movidos por um mesmo objectivo: dar a conhecer a cultura do vinho, a herança e a riqueza da indústria vínica de França, dando oportunidade aos hóspedes e aos clientes da Sofitel de experimentar novos vinhos, num momento associado a propostas gastronómicas. 

 

--%>