Fugas - notícias

  • Shannon Stapleton/Reuters
  • Shannon Stapleton/Reuters
  • Shannon Stapleton/Reuters
  • Shannon Stapleton/Reuters

Multimedia

Mais

Ver mais

Terminal TWA faz uma "última chamada" antes de se transformar em hotel

Por Fugas

O icónico edifício do terminal da extinta TWA no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, vai acolher um hotel. A despedida decorreu a 18 de Outubro, com milhares a visitarem o espaço original pela última vez.

Concebido e desenhado pelo finlandês Eero Saarinen (1910-1961) em meados da década de 50 do século passado, o terminal foi concluído já após a morte daquele, em 1962, tendo servido a transportadora aérea TWA: não só enquanto infra-estrutura, mas também, pelos seus traços inovadores e arrojados, enquanto símbolo da própria companhia. O edifício foi de tal forma marcante na arquitectura nova-iorquina que, em 1994, a cidade integrou o terminal entre os seus espaços protegidos.

A arquitectura que o tornava tão único, porém, acabou por não ser suficiente para garantir a sua manutenção. Com o fim da TWA, vendida à American Airlines em Abril de 2001, e após os atentados do 11 de Setembro que trouxeram a imposição de novas regras de segurança nos aeroportos, o terminal tornou-se obsoleto, encerrando a sua actividade em Dezembro do mesmo ano.

Desde então têm havido tentativas de revitalizar o espaço, entretanto incluído nos Lugares Históricos nacionais. Até que recentemente foi anunciado um projecto que irá transformar o terminal num hotel. A unidade deverá inaugurar em 2018, como TWA Flight Center Hotel, e terá 505 quartos com torres de seis andares e um deck de observação com 3000 metros quadrados. O contrato, válido por 75 anos, foi assinado entre a MCR Development e a JetBlue.

Em jeito de despedida, o terminal fez uma espécie de última chamada e abriu portas a visitantes no dia 18 de Outubro pela última vez.

 

--%>