Fugas - notícias

  • Todas as vias (romanas) vão dar a <i>Bracara Augusta</i>
    Todas as vias (romanas) vão dar a Bracara Augusta Paulo Pimenta
  • A companhia Theater Tol participa no Imaginarius com um espectáculo aéreo de anjos a pedalar suspensos
    A companhia Theater Tol participa no Imaginarius com um espectáculo aéreo de anjos a pedalar suspensos DR
  • As danças tradicionais fazem parte do Festival da Tailândia
    As danças tradicionais fazem parte do Festival da Tailândia DR
  • A praia de Labruje está no horizonte da Semana da Biodiversidade em Vila do Conde
    A praia de Labruje está no horizonte da Semana da Biodiversidade em Vila do Conde AdrianoMiranda
  • Bioblitz, uma
    Bioblitz, uma "inventariação-relâmpago" de espécies em Serralves, para toda a família Rita França
  • No Parque da Pena, a natureza tomou conta de obras de arte contemporânea (na imagem, um trabalho de António Bokel)
    No Parque da Pena, a natureza tomou conta de obras de arte contemporânea (na imagem, um trabalho de António Bokel) PSML/WilsonPereira
  • Em Marvila ergue-se um Muro de arte urbana
    Em Marvila ergue-se um Muro de arte urbana DR

Multimedia

Mais

Ver mais

Sete ideias para sair esta semana

Por Sílvia Pereira

Celebre a Tailândia e a biodiversidade. Passeie pela arte em natureza, muros e ruas. E prepare o seu latim.

Do prato ao muay thai
Lisboa, Jardim Vasco da Gama (Belém) | Até 21 de Maio

Gastronomia, artesanato, danças tradicionais, artes marciais e até massagens. Faz tudo parte do Festival da Tailândia, que volta a animar os jardins em torno do Pavilhão Tailandês com um algumas das principais expressões da cultura deste país do sudeste asiático.
A organização é da Embaixada da Tailândia em Portugal, com o apoio da Câmara de Lisboa e a Fundação Museu Oriente. Este museu junta-se à festa com o espectáculo
Viagem ao Reino do Sião (sábado, às 21h30, e domingo, às 19h30; 8€), feito de danças seculares caracterizadas pelo recurso a máscaras, leques, marionetas, sombras, gestos graciosos e poses ritualizadas.
Horários: das 10h às 19h (até às 18h no domingo)
Grátis


A natureza num relâmpago
Porto, Parque de Serralves | 20 e 21 de Maio

O que é que o carvalho-alvarinho, o chapim-azul, a salamandra-de-pintas-amarelas, o musaranho-de-dentes-brancos e o morcego-hortelão têm em comum? São algumas das dezenas de espécies que habitam o Parque de Serralves. E estão entre as muitas que os visitantes vão encontrar durante a quarta edição do Bioblitz.
Depois de uma semana reservada a escolas, o fim-de-semana abre a todo o público esta "inventariação-relâmpago" das plantas e dos animais que ali vivem: das árvores aos arbustos, passando por répteis, aves, pequenos mamíferos, insectos e aranhas, sem esquecer os cogumelos. Tudo com a ajuda de investigadores especializados.
Além das saídas de campo, estão previstas actividades como anilhagem de aves, oficinas educativas e um "bioquiz" para testar conhecimentos. 
Horários: sábado, das 10 às 24h; domingo, das 8h às 20h

Grátis


Biodiversidade no horizonte
Vila do Conde | 
22 a 26 de Maio

Em Vila do Conde, também é a natureza que chama. Mas, em vez de saídas de campo, há saídas à praia. Na segunda-feira, Dia Internacional da Biodiversidade, arranca uma semana de percursos exploratórios concebidos para descobrir a flora dunar, observar pássaros no estuário do Ave, perceber o papel das espécies nos respectivos ecossistemas, passear entre marés e conhecer zonas de paisagem protegida. Os areais de Pinhal dos Eléctricos, Forno, Congreira e Labruge fazem parte da rota.
A Semana da Biodiversidade é organizada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e faz parte do festival Pé n’A Terra, do projecto BioDiversity4All, que até dia 28 promove actividades do género um pouco por todo o país.
Grátis, com número limitado de participantes. Inscrição prévia: cmia@cm-viladoconde.pt ou 252637002.


Arte? Naturalmente
Sintra, Parque da Pena | Até 25 de Maio

A ideia surgiu para celebrar o bicentenário do nascimento de D. Fernando II. Criador do Palácio e do Parque da Pena, foi coleccionador de arte – chamaram-lhe o "rei artista" – e de espécies: introduziu milhares no microclima de Sintra, para criar o retiro romântico da sua visão.
Em linha com esta ideia de simbiose entre ser humano e natureza, dez artistas foram desafiados a fazer intervenções na paisagem. Ficaram assim à vista as perspectivas de Alberto Carneiro, Vhils, António Bokel, Bosco Sodi, Gabriela Albergaria, João Paulo Serafim, Nespoon, Nils-Udo, Paulo Arraiano e Stuart Ian Frost. A maioria recorreu a materiais encontrados ali mesmo.
Desde a inauguração, a 25 de Maio de 2016, nenhuma das obras foi alvo de manutenção. A ideia era mesmo essa: pôr a acção dos elementos na essência do percurso de arte contemporânea a céu aberto. Chama-se Point of View e estes são os últimos dias para ver o que a natureza fez da arte.

Horários: das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Preços: 7,50€


Os "bracaraugustanos" saem à rua
Braga, centro histórico | 24 a 28 de Maio

Mais de dois mil anos depois de terem fundado a cidade, os romanos voltam a dominá-la. Por uns dias, Braga torna a ser Bracara Augusta, naquela que é uma das mais rigorosas e mobilizadoras recriações históricas do país.
Pelas ruas e pelo mercado, deuses circulam ao lado de artesãos, vendedores de escravos, contadores de lendas e poetas. De manhã à noite, entre aromas de petiscos, sucedem-se pantominas, danças exóticas, música, malabarismo, cortejos e desfiles. As cerimónias incluem sacrifícios, rituais de celebração das colheitas e um casamento à moda da Antiguidade. Instala-se um acampamento militar. Decorre um combate de gladiadores. Não falta sequer uma assembleia senatorial para tratar das questões da urbe e dar contas ao imperador.
Colóquios, aulas, jogos, oficinas e visitas guiadas ao património romano complementam esta 14.ª edição da Braga Romana - Reviver Bracara Augusta. Aos forasteiros é pedido apenas que se vistam a rigor e afinem o latim. E que não se inibam de se embriagar nas tabernas "com os sucos de Baco", como sugere a organização — há "táxis-liteiras" para as deslocações.
Grátis


A criatividade num Muro
Lisboa, Marvila | 
25 a 28 de Maio

Em Lisboa, que está no mapa da street art como uma das mais produtivas cidades europeias, volta a erguer-se um Muro - Festival de Arte Urbana. Depois da estreia, no ano passado, no bairro Padre Cruz, é em Marvila que writers, graffiters e pintores se concentram para dar vida e cor a quatro mil metros quadrados de tela urbana, incluindo 15 obras em grande escala. A segunda edição tem como tema a Identidade Cultural Ibero-Americana, por associação à Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017.
Ao lado dos portugueses Godmess, Hazul, Kruella d’Enfer, LS, Miguel Brum, Youth One, The Caver e Alecrim vão andar a colombiana Gleo, os brasileiros Kobra, Guilherme Kramer e Jhon Douglas, o equatoriano Steep, o espanhol Zësar Bahamonte, o mexicano Cix Mugre, as argentinas Medianeras e o venezuelano Flix, que tem estado em residência na freguesia para trabalhar com a comunidade local – envolvimento que é marca forte da iniciativa organizada pelo Gabinete de Arte Urbana.
À volta do Muro decorrem ainda visitas guiadas, workshops, aulas abertas, conversas, documentários, exposições de fotografia, concertos com Orquestra Original Bandalheira, Paus, Noiserv e Riot (estes dois em empenas), um espectáculo de Herman José e animação de rua.
Quem quiser ir pegando nos sprays, pode fazê-lo num enorme muro online que representa a promessa de Trump e será simbolicamente "demolido" no dia em que começa o festival.

Grátis


Imaginarius: anjos e a cidade
Santa Maria da Feira, centro histórico | 25 a 27 de Maio

Cerca de 400 artistas de 13 países fazem das ruas de Santa Maria da Feira o seu palco, em mais de 40 espectáculos e intervenções, com direito a 11 estreias absolutas e 23 nacionais. São estes os números da 17.ª edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua.
Este ano, o cartaz "coabita na antítese entre a cegueira e a luz" para provocar a reflexão crítica sobre o espaço urbano. Entre outras visões, o público vai assistir a uma dança-acrobacia em blocos de betão (Block, das companhia britânicas NoFit State Circus e Motionhouse), anjos a pedalar suspensos no espectáculo multimédia aéreo Pedaleando Hacia el Cielo, dos belgas Theater Tol, e a interferência urbana poética dos Cegos vendados e prestes a petrificar do grupo brasileiro Desvio Colectivo, além de poder entrar nos labirintos luminosos e caleidoscópicos Pentalum - Luminarium, dos Architects of Air.
O Imaginarius passa também por oficinas, um encontro para profissionais (Fresh Street), street food, um mercado e programação infantil. Programação completa aqui.

Horários: quinta, das 21h30 à 1h; sexta, das 17h às 2h; sábado, das 11h às 2h
Grátis

--%>