Fugas - Perguntas

Pergunta

João Agueda, Porto

Bom dia, em Julho estarei em Nova Iorque e gostaria de uma ou duas dicas para bar, clube para ouvir bom jazz e bom Blue. Estarei hospedado no hotel Gershwin. [Para responder, pedimos a ajuda de Francisco Valente, colaborador do PÚBLICO e conhecedor dos roteiros musicais da Grande Maçã]

Resposta

Luís J. Santos

Viagens

Caro João Agueda,

Nova Iorque é um local de eleição para ouvir jazz há mais de cinquenta anos. Tal como para outros géneros de música, encontrará bares e locais improvisados onde poderá sempre escutar qualquer tipo de música, incluíndo jazz, a música urbana por excelência, e o blues. Mas é a zona de Greenwich Village, perto do local onde se encontra hospedado, que surge como o epicentro jazz e blues da cidade.

Existem dois locais de referência: o Blue Note Jazz Club no 131 da West 3rd Street, internacionalmente conhecido e passagem obrigatória para os fãs do género; e o Birdland Jazz Club no 315 da West 44th Street (mais a norte, perto de Bryant Park), mítico local onde estrelas internacionais do jazz continuam a tocar (e que já deu uma gravação ao vivo na discografia de Miles Davis: "Birdland").

Contudo, se procura um local mais acessível, menos formal e mais improvisado, poderá passar uma noite no Fat Cat em Greenwich Village, no 75 da Christopher Street, no bairro boémio por excelência de Nova Iorque. O amplo e surpreendente espaço divide-se pelo bar, os seus sofás e as suas mesas de jogos, cujo ambiente é dominado por uma banda de jazz que toca fervorosamente ao longo da noite. Não se arrependerá da experiência e da energia do local.

Boa viagem,
Francisco Valente

--%>