Fugas - Perguntas

Pergunta

Mirco, Cardiff, Reino Unido

Gostaria de saber quais são, na sua opinião, os melhores vinhos tinto e branco do Minho?

Resposta

Manuel Carvalho

Vinhos

A sua pergunta é muito difícil de responder. Quando em causa há dezenas, de vinhos excelentes, escolher o melhor ou os melhores pode ser redutor e injusto. Até porque nos últimos anos a região dos Vinhos Verdes se transformou num lugar onde nascem cada vez vinhos de maior gabarito. Posso, ainda assim, dar-lhe algumas pistas sobre alguns dos vinhos muito recomendáveis, pensando que talvez os possa encontrar no Reino Unido. Excluindo, à partida, os tintos que, sinceramente, não aprecio nem sou capaz (por manifesto desconhecimento) de recomendar - dizem-me, e a imprensa internacional confirma, que o Afros tinto vale a pena.

Quanto a Verdes Brancos, se apostar pela frescura experimente o Corga da Chã Trajadura, um monocasta da zona de Castelo de Paiva muito interessante. Para um vinho de casta Loureiro, que proporcionam sempre belas experiências pela expressividade dos seus aromas e pela sua acidez, recomendo os Quinta do Ameal. Transversalmente, pode experimentar os vinhos da Quinta de Gomariz, que são quase sempre muito finos e elegantes.

Depois, tem os fantásticos Alvarinho. Aí a escolha é igualmente abundante. Como sugestão, pode experimentar os Soalheiro ou os Muros de Melgaço que não ficará desiludido. 

--%>