Mais
Estatísticas
191 leitores
0 comentários
-
Pergunta
Gostaria de saber quais evidências eu poderia observar em uma garrafa de vinho ainda fechada para saber que se deteriorou (ou que a chance de ter se deteriorado é grande), de forma a evitar uma má compra. Obrigado.
-
Resposta
Vinhos
Uma boa pergunta mas de resposta difícil. O vinho é um ´ser` vivo, está em constante evolução e nunca se sabe como irá ser o seu ciclo de vida, porque este depende de inúmeros factores.
Um bom critério de partida é saber a idade do vinho. Um vinho fortificado, tipo Porto, pode durar décadas ou até séculos, dependendo da sua categoria (se é um colheita ou um vintage, por exemplo). Mas um vinho tranquilo, de mesa, tem um tempo de vida muito mais curto. Só vinhos com uma grande acidez e muito estruturados (com grandes taninos) é que podem aspirar a durar décadas. E são poucos. Há vinhos de grandes marcas com 50 ou 60 anos de garrafa que podem custar milhares de euros, mas o mais provável é que já estejam imbebíveis. Ou, se tiverem bebíveis, não serão uma coisa muito boa. A maioria dos vinhos deve ser bebida nos primeiros anos após o engarrafamento. As probabilidades de não estarem bons são muito menores.
Um segundo critério é saber se o vinho está bem acondicionado, com a garrafa deitada (para a rolha humedecer e evitar trocas de oxigénio excessivas) e num local fresco e escuro. Também deve olhar muito bem para a rolha e verificar se não existe corrimento à sua volta. Este é um ponto decisivo para os vinhos já com alguma idade. Se existir, não compre o vinho. É sinal que houve fuga de vinho e, quando isso acontece, a qualidade da garrafa pode estar seriamente afectada.
Não dê muita importância à cor do vinho. Com o tempo, o vinho vai oxidando e mudando de cor. Uma cor de telha num tinto pode sugerir que estamos perante um vinho já com alguma idade, mas não nos diz nada sobre a sua qualidade.
Por fim, é muito importante saber onde se compra o vinho. Em locais especializados, como garrafeiras, a possibilidade de fazer más compras é mais reduzida, pois, além de serem geridas por pessoas conhecedoras do ofício, vivem muito de relações de fidelidade com os clientes.
Espero ter sido útil. Obrigado e cumprimentos.