Mais
- 271
- /
- 304
-
Fugas cariocas, mil e um Rios de Janeiro
O Rio de Janeiro são muitos mundos e cada viajante vive o seu. Um guia Fugas muito carioca, com direito a passeio fotográfico, roteiro por Chico Buarque, propostas para experiências várias na cidade ou ideias alternativas às atracções tradicionais. E ainda: sugestões para dormir nos hotéis boutique mais charmosos e uma lista de programas e promoções.
-
10 praias que encantam Portugal (e Espanha)
É quase um top 10 de praias à escala ibérica. Da Ursa a Porto Santo, da Amoreira à Comporta, passando pela Galiza, Múrcia e Andaluzia ou Tenerife. Ainda bem que vamos passar o Verão de praia em praia...
-
Praia da Ursa, paraíso íntimo e quase secreto
Se há longas e invariáveis filas de carros a caminho dos areais mais populares no Verão, persistem mesmo assim na região da grande Lisboa meia dúzia de praias selvagens. As excepções justificam-se naturalmente pelas dificuldades de acesso, como é o caso por excelência da Praia da Ursa.
-
Comporta e Carvalhal, Capelas balneares do "beautiful people"
Depois do Aikiki e do Meco, a Comporta foi elevada a praia da moda (a sul do Tejo). É "fortuna" relativamente recente: ainda há meia dúzia de anos atrás, a ponta sul da Península de Tróia era um cenário rústico.
-
Amoreira, o melhor de dois mundos
As praias do concelho de Aljezur são das mais bonitas e mais bem preservadas de toda a costa portuguesa. De Odeceixe ao Amado é uma sequência imbatível de areais brilhantes, integradas numa linha de costa muito recortada e não destituída de semelhanças com as da britânica Cornualha.
-
Barril e Terra Estreita, praias de excelência num cordão de areia
São duas magníficas praias, que se sucedem no mesmo cordão de areia recortado a sul de Tavira, separando o mar da Ria Formosa. Partilham a excelência, mas divergem em pequenos detalhes e por isso conhecem frequentações diferentes.
-
Porto Santo, grandeza e formosura
Tão famosa é a praia que se confunde com a ilha. Na verdade a pequena ilha vulcânica, semeada no Atlântico, meia centena de quilómetros a nordeste da Madeira não tem muito mais atracções convencionais. Já a praia, que se alonga por 9 kms e ocupa a maior parte da faixa litoral sul da ilha, é duma grandeza e formosura que conhece pouco rivais em termos nacionais.
-
Corrubedo, delícia mediterrânica transplantada
O Corrubedo é uma espécie de delícia mediterrânica transplantada para a Galiza. Ocupando a faixa litoral e setentrional da Península de Barbanza, entre as rias de Noia e Arousa, este prodígio natural é dominado por um colossal cordão de areia, formado por dunas móveis, não vegetadas, que alcançam 16 metros de altura, 250 metros de largura e o comprimento de mais dum quilómetro.
-
Calblanque, primitivo estado selvagem
La Manga Del Mar Menor destaca-se pela negativa, concorrendo para o top dos excessos urbanísticos da costa de Múrcia e, na verdade, de todo o litoral ibérico. E, no entanto, mesmo ali ao lado, dobrando o escarpado Cabo de Palos, encontra-se uma das faixas de litoral mediterrânico melhor conservadas ou mais próximas do seu primitivo estado selvagem.
-
Los Muertos, paisagem semidesértica e quase lunar
Uma praia andaluza ainda em estado selvagem na costa andaluza é certamente uma raridade. O nome por certo não abona em favor da sua popularidade, quando se justifica pelos muitos corpos de marinheiros e piratas que noutros tempos aqui davam à costa, devido às suas águas traiçoeiras, cheias de correntes e redemoinhos. De resto, a Playa de Los Muertos, fica na ponta setentrional do Parque de Gata-Nijar, rematando uma paisagem semidesértica e quase lunar, bonita, mas inóspita.
- 271
- /
- 304