Fugas - Vinhos

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A fresca sedução dos espumantes do Norte de Itália

Acertada a fórmula, o crescimento da Gancia foi explosivo não só em Itália como em países como os EUA, Argentina e Japão, com produtos sempre afinados segundo o gosto e as apetências locais. Cresceu também exponencialmente o número de engarrafadores instalados na região de Asti e a procura levou até à busca de um método alternativo à demorada espumantização em garrafa. Conhecido como o método Charmat, consiste na rápida espumantização em cubas de grande volume. O nome deriva do registo da patente pelo francês Eugéne Charmat, mas os italianos de Asti defendem que o método foi aqui desenvolvido por um estudioso local, Frederico Martinotti, em cujos ensinamentos o francês se terá apoiado.

Hoje, é por este método mais expedito que são elaborados os espumantes de moscatel da Gancia, com excepção de um outro com um mínimo de 24 meses de estágio em garrafa que é elaborado segundo o método clássico. Ao doce Asti Gancia, a empresa junta o Prosecco, um vinho seco com uvas da casta Glera, os únicos actualmente comercializados em Portugal. O portefólio da Gancia inclui também produtos de prestígio como os brutos Alta Langa — das zonas mais altas dos vinhedos de Pinot Noir e Chardonnay de Asti — com 36 e 60 meses de estágio.

 

Prosecco para alargar mercado

Depois da meteórica implantação em Portugal, que em cinco anos e com apenas um produto — o doce Asti Gancia — colocou a empresa no segundo lugar das vendas de espumante, a Gancia optou por se associar à Sogrape com o objectivo de conquistar ainda uma maior representatividade no mercado nacional. Com a introdução do Prosecco o objectivo é alargar o leque de consumidores, não estando afastada a hipótese de alargamento da oferta aos produtos de maior prestígio.

A associação aos líderes da distribuição nacional, no final do ano passado, surgiu numa altura de profunda mudança de estratégia. Num contexto de crescente globalização, a família Gancia, que na sua quinta geração continua ligada aos destinos da empresa, decidiu abrir portas ao capital da Russian Standard Corporation, um gigante da produção e distribuição de vodka com mais de 306 milhões de litros vendidos anualmente em mais de 80 mercados, com predominância no leste europeu. A aliança rapidamente evoluiu para a cedência aos russos da totalidade do capital, com o objectivo de fazer da Gancia uma marca com presença no mercado global. A expansão aos países de leste é um objectivo imediato e com a associação à Sogrape vislumbra-se também a entrada no Brasil e países africanos de expressão portuguesa.

 

 

 

 

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