A Audi desceu ao patamar dos utilitários compactos, com um modelo de acesso que possui tudo para convencer quem se deixa facilmente impressionar por um emblema ostensivo. Mas, para lá da fama, o A1 também revela qualidades dinâmicas e mecânicas que justificam o preço a pagar pela entrada na gama da marca germânica.
O novo compacto aproveita a plataforma do primo Polo. No entanto, a marca de topo do grupo Volkswagen aplicou-se em tirar partido do que de melhor sabe fazer, para se posicionar como alternativa ao Mini, Citroen DS3 ou Alfa Romeo Mito. As linhas atraentes do pequeno Audi impõem-se pelo equilíbrio entre um visual desportivo, mas ao mesmo tempo sóbrio, sem uma ruptura demasiado pronunciada em relação à linhagem da marca dos quatro anéis. A ampla grelha e o desenho tridimensional das ópticas, favorecidas pelas luzes diurnas em tecnologia LED (consoante o nível de equipamento), vincam-lhe a faceta desportiva. Para o que também contribui, na traseira vertical, o spoiler que prolonga o tejadilho e os farolins de formato triangular a rematarem a linha de cintura da carroçaria.
O interior alinha pelos cânones da marca, com um design moderno, limpo e mais virado para uma utilização prática. A qualidade geral dos revestimentos e da montagem exibem-se num bom nível. A maioria dos plásticos também convence, mas a sua profusão por diversas zonas do habitáculo pode suscitar dúvidas acerca da prolongada capacidade para absorver eventuais ruídos parasitas. A boa posição de condução beneficia a sensação de conforto proporcionado pelos bancos do nível de equipamento superior. Os ocupantes dianteiros dispõem de espaço folgado. Já o acesso aos dois lugares posteriores, apesar da apregoada função “easy entry”, para uma entrada e saída mais cómoda, revela-se um pouco condicionado e mais adequado para passageiros de estatura mediana. A visibilidade para trás também fica aquém do desejável.
A motorização diesel disponibilizada na unidade ensaiada é a 1.6 TDI, com 105cv.
Mais para a frente estará disponível uma variante deste motor de quatro cilindros com 90cv. Para já, esta é a versão turbodiesel mais potente que, acoplada a uma precisa transmissão manual de cinco velocidades, se mostra muito desenvolta desde regimes mais baixos. Embora bem escalonada para uma utilização citadina, em estrada a caixa de velocidades poderia tirar proveito de uma sexta relação.
Isto apesar da suavidade de funcionamento, do som contido do motor e dos consumos frugais de combustível, ligeiramente acima dos homologados, mas ainda assim na ordem dos cinco litros por cada 100 km. Um desempenho auxiliado pelo sistema Start/Stop (pode desligar-se através de um botão no tablier), que pára o motor quando colocado em ponto-morto, mas que se desactiva de forma automática (ou nem sequer chega a funcionar) quando o ar condicionado está ligado. A indicação, no painel de instrumentos, da melhor altura para mudar de velocidade também contribui para uma melhor efi ciência, reforçada pelo sistema de regeneração de energia no processo de travagem.
Em termos dinâmicos, este “menino anelado” tira partido, no nível Sport, de uma suspensão com afi nação desportiva que amortece bem as irregularidades do solo, mesmo com as opcionais jantes de 17 polegadas (800 euros), sem penalizar em demasia o conforto nos pisos mais degradados. A direcção permite retirar uma boa dose de divertimento nos traçados mais sinuosos, sob a vigilância do controlo de estabilidade (ESP), com bloqueio electrónico do diferencial, que actua como um autoblocante mecânico. Os movimentos da carroçaria são facilmente perceptíveis e de pronta rectifi cação.
A segurança passiva assenta em seis airbags e o nível de equipamento Sport é naturalmente mais completo do que o de entrada (Advance), incluindo, por mais 1230 euros, jantes de maior dimensão, computador de bordo e pormenores interiores. A lista de opcionais, essa, está à altura de todos os gostos.
Barómetro
+ Visual exterior, desenvoltura do motor, comportamento dinâmico
- Espaço nos lugares traseiros e respectivo acesso, demasiado equipamento em opção, alguns plásticos susceptíveis de provocar barulhos
Menos sisudo
O arco do tejadilho do A1, à semelhança de outras marcas, pode ser pintado em quatro cores (branco Amalfi, preto Brilhante e cinzentos Gelo e Daytona), contrastando com a cor da carroçaria. Esta forma de personalização, de entre as 800 anunciadas pela Audi, tem, no entanto, um custo acrescido de 400 euros. Os espelhos retrovisores exteriores também podem ser pintados numa cor diferente, tal como os difusores de ar interiores (230 euros). O pacote S Line adiciona elementos decorativos desportivos. Tudo para quebrar o ar sisudo de alguns modelos da marca. Pena o retrovisor interior, neste nível, não ser automático contra o encadeamento (opção por 275 euros).
Central de comando
O ecrã TFT de 6,5 polegadas retráctil posicionado no topo do tablier é de série associado ao rádio Concert (485 euros), que inclui leitores de CD e cartões de memória SD. Ligações auxiliares e altifalantes adicionais do sistema de som (285 euros) podem ser associados ao pacote opcional Connectivity (650 euros), que possui a pré-instalação do sistema de navegação (pago à parte).
Através do sistema MMI, decalcado da restante gama Audi, o condutor pode controlar configurações do veículo, do rádio, do leitor de CD, do telefone e navegação. O ecrã só recolhe manualmente.
Pouca estatura
As limitações de espaço dos utilitários nos bancos posteriores não são de estranhar, mas no caso do pequeno Audi vão longe demais. Em consequência do desenho curvo do tejadilho, o acesso aos lugares de trás não se mostra nada prático, com os bancos da frente a bater no interior do tecto. Depois, lá dentro, os dois ocupantes dispõem de espaço para as pernas q.b. e desafogo em largura, mas se tiverem uma altura ligeiramente acima da média acabam por bater, literalmente, com a cabeça no forro do tecto. O que, sublinhe-se, não é a forma mais agradável de viajar.
Precauções
A capacidade da bagageira varia dos 270 litros (com compressor no lugar do pneu sobressalente) até aos 920 litros com os bancos posteriores rebatidos. O acesso amplo permite carregar com facilidade objectos de grande dimensão. Mas os pacotes portaobjectos (gaveta debaixo do banco do condutor, rede do lado do passageiro e suportes de bebidas) e de bagageira (tomada, rede fixação de carga e luz) custam 235 euros. Gratuito é o detalhe das luzes de LED adicionais integradas no pilar C, como medida de precaução para quando o portão traseiro está aberto e os farolins não podem ser vistos pelos automobilistas.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 105cv às 4400 rpm
Binário: 250 Nm entre as 1500 e as 2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: injecção directa de gasóleo por conduta comum, turbo geometria variável, intercooler
Tracção: dianteira
Caixa: manual de 5 velocidades
Suspensão: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora, à frente; eixo de torção com conjunto mola/ amortecedor separado, atrás
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: discos ventilados à frente; discos atrás
Dimensões
Comprimento: 395,4 cm
Largura: 174 cm
Altura: 141,6 cm
Peso: 1140 kg
Pneus: 215/45 R16
Capac. Depósito: 45 litros
Capac. Mala: 270 litros
Prestações
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5s
Consumo misto: 3,9 litros/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
Preço: 24.210 euros (Versão ensaiada: 28.360 euros)
*Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com assistência electrónica à travagem
Airbags frontais: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbgas laterais traseiros: Não
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelho para condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Programa Electrónico de Estabilidade: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim; automático como opção (400 euros)
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala interior: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes de liga leve: Sim
Rádio CD: Sim
Comandos no volante: Opção (150 euros)
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção (345 euros)
Bancos dianteiros eléctricos: Opção
Bancos dianteiros aquecidos: Opção (320 euros)
Estofos em pele: Opção (1365 euros)
Navegação por GPS: Opção (1320 euros)
Telefone integrado: Opção (345 euros)
Tecto de abrir: Opção (1000 euros)
Regulador de velocidade: Opção (285 euros)
Sensores de chuva: Pack* (140 euros)
Sensores de luminosidade: Pack*
Sensores de parqueamento: Opção (315 euros)
Faróis de nevoeiro: Sim
Faróis bi-xénon: Opção (1030 euros)
Lava Faróis: Incluídos nos faróis bi-xénon