Fugas - motores

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Nissan Micra 1.2 80cv Tekna Premium: Caixinha de tecnologia

Por Luís Francisco

Para alguém habituado a conduzir carros de gama média, a surpresa é inevitável: como é que este carrinho tem pormenores de equipamento que não existem noutros de gama superior? Luís Francisco registou a evolução e também a solidez do novo Micra, que se perfila como uma excelente alternativa para quem circula na cidade

De vez em quando, acontece isto. Sabemos que a maior parte dos progressos tecnológicos na indústria automóvel tem tendência para se "democratizar" no curto/médio prazo. E também já se percebeu que a pressão do mercado obriga os construtores a acelerar esse processo. Mas, ainda assim, no meio desta vaga geral, há, ocasionalmente, uma onda que destoa das outras. A nova geração do Nissan Micra faz isso mesmo: com níveis de equipamento invulgares até em modelos de nível superior, marca a diferença para a concorrência. E sem que isso "carregue" o preço.

A viatura de teste correspondia ao nível máximo de equipamento e, mesmo assim, fica abaixo dos 16.000 euros. Mas logo no início da gama o Micra oferece seis airbags, computador de bordo e programa electrónico de estabilidade. A lista vai engrossando e, ao chegarmos à configuração Tekna Premium (a testada), aparecem itens como os sensores de luminosidade, chuva e estacionamento (atrás - o que, num carro do tamanho do Micra, até parece excesso de zelo...), tecto solar, arranque sem chave, ecrã táctil e sistema de navegação, alerta de limite de velocidade e sistema de medição do espaço de estacionamento.

Tudo isto numa "caixinha" com lotação oficial para cinco pessoas, mas que, claro, funciona bem apenas com quatro. O espaço interior é bastante razoável se se mantiver esse número, com a limitação de, agora, já não ser possível deslizar longitudinalmente os bancos traseiros, como acontecia na geração anterior. É claro que não são de esperar milagres em termos de materiais: seja à vista, seja ao tacto, não há aqui nada que nos entusiasme.

Mas a sensação global é de solidez. E essa confiança, aliada à boa visibilidade e à extrema manobrabilidade do carro, faz do Micra um valor seguro e augura boas experiências no tráfego urbano. Já fora da cidade, temos de enfrentar algum ruído, dificuldades nas recuperações e uma suspensão "esquisita", cuja melhor definição talvez seja o termo "saltitante".

É nos argumentos mecânicos que somos obrigados a voltar à Terra. O motor, económico, esforça-se e até acelera de forma alegre, mas, com o carro cheio - e também porque a caixa está escalonada com uma quarta e uma quinta velocidades mais longas do que as restantes -, exibe limitações previsíveis nas recuperações. A caixa, de resto, não é um portento de suavidade (mas, lá está, isso também não é nada de estranhar num carro deste preço).

Com travões competentes e uma direcção bastante bem equilibrada, o comportamento ressente-se apenas da forma estranha como a suspensão se comporta, especialmente em mau piso. Não é que se perca o contacto com a estrada, nada disso. Mas, em algumas situações, é como se estivéssemos a caminhar sobre berlindes - até podemos não cair, mas nunca nos sentimos completamente confortáveis. Diga-se, de caminho, que esse é o único factor sério a manchar a nota final de bom desempenho em termos de conforto. Os outros são o ruído desagradável produzido pela chapa do tejadilho quando chove com força e as dificuldades para encontrar uma boa posição de condução.

Na verdade, e tal como acontece noutras áreas do carro, o adjectivo que melhor define a mecânica do novo Micra é: honestidade. Todo o carro é honesto. Os interiores podem não ter materiais muito bons, mas estão bem acabados e até se notam, aqui e ali, alguns toques de "design" que demonstram cuidado e respeito pelos ocupantes. O comportamento não entusiasma, mas também não há sustos nem reacções intempestivas. O espaço interior é limitado, mas não há claustrofobia.

Com essa base sólida assegurada, a Nissan atira-se então para os seus pontos fortes: uma lista de equipamento muitíssimo completa e um preço que não reflecte essa excelência. Os seus rivais mais directos serão, também eles, asiáticos: o Toyota Yaris e o Mazda 2. Ambos, com motorizações aproximadas e no nível mais generoso de equipamento, passam marginalmente a barreira dos 16.000 euros.

Nenhum apaixonado dos automóveis pensará num Micra como um objecto de desejo, é certo. Falta-lhe personalidade, até talvez um certo "picante" para acelerar os corações. Mas, tal como muitos de nós já descobriram, a maior parte das pessoas que andam por aí trocava de bom grado as emoções fortes de uma paixão assolapada pela tranquilidade redentora de uma relação a longo prazo. Principalmente nestes tempos de crise.

BARÓMETRO

+ Preço, equipamento, manobrabilidade, filosofia de honestidade, robustez geral, consumos, comandos de fácil manuseamento

- Alguns materiais, posição de condução, mecânica pouco exuberante, suspensão melhorável, insonorização

Brilhante

O Micra é, claramente, um carro com apelo especial para o público feminino. Mesmo passando por cima das muitas anedotas que por aí circulam sobre o tema, há que reconhecer que muitas mulheres têm suores frios na hora de estacionar. O Micra dá uma ajuda: pressionando o comando e passando junto a um lugar a menos de 25 km/h, ele "lê" o espaço e dá o seu veredicto: "OK", se há 100cm a mais em relação ao comprimento do carro; "Difícil", se o intervalo tiver entre 60 e 99cm; "Não Aconselhável", se houver menos de 60cm. Quem é amigo, quem é?

Prático

Há quem não goste, em termos estéticos. Mas não há como negar que a instrumentação do Micra é muito legível e a maior parte dos comandos mostram-se bastante práticos. Destaque para o círculo no centro da parte inferior do tablier, onde se concentram, entre outros, os comandos da climatização. Os botões são grandes, ergonómicos e óbvios. E a própria configuração da coisa anima um bocadinho o visual. Destaque também para a existência de vários espaços para arrumos, embora todos eles de dimensões pouco generosas.

Ideal

O Micra roda sobre si próprio em pouco mais de nove metros. Esta manobrabilidade, para mais num carro tão pequeno, vem mesmo a calhar para a vida citadina, repartida entre vias congestionadas, espaços apertados e parques de estacionamento desenhados por gente que, provavelmente, sai dos seus automóveis pelo tejadilho... Como o motor e a caixa se mostram ágeis a baixa rotação e a visibilidade marca pontos, este é o parceiro ideal para quem não aspira a fazer longas viagens.

Estranho

O volante não tem regulação em profundidade, mas também não seria expectável que tivesse e daí não vem mal ao mundo. O problema tem de estar no banco. Tem pouco apoio lateral, sim, mas também isso não é um grande problema. A posição de condução é sempre alta, mesmo quando se regula o banco no mínimo - não é grave. São pequenas contrariedades, ultrapassáveis. Ou não... No balanço final, fica a sensação de que algo não bate certo no lugar do condutor.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1198cc
Potência: 80cv às 6000 rpm
Binário: 110 Nm às 4000 rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Alimentação: injecção multiponto
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual. de 5 velocidades
Suspensão: independente, McPherson, à frente; eixo de torção, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos à frente, tambores atrás

Dimensões

Comprimento: 378,0 cm
Largura: 167,5 cm
Altura: 152,5 cm
Peso: 910 kg
Pneus: 175/60 R15
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 265 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,7s
Consumo misto: 5,0 litros/100 km
Emissões CO2: 115 g/km

* Dados do construtor

Preço: 15.690 euros (versão de topo Tekna Premium; a gama começa nos 11.990 euros)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim (à frente)
Airbags cortina: Sim
Controlo de tracção: Não
Controlo de estabilidade: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim (à frente)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (escamoteáveis)
Ar condicionado: Sim (automático)
Abertura depósito interior: Não
Abertura mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio CD e MP3: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Tecto panorâmico: Sim
Bancos dianteiros eléctricos: Não
Bancos dianteiros aquecidos: Opção
Estofos em pele: Opção
Navegação por GPS: Sim (com ecrã táctil)
Regulador de velocidade: Sim (com alerta de limite de velocidade)
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Sim (atrás)
Sistema de medição do estacionamento: Sim
Indicador de pressão dos pneus: Não
Faróis xénon: Não

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