Fugas - motores

81.º Salão Internacional de Genebra: Recorde de novidades

Por João Palma

A crise veio para ficar em Portugal, mas lá fora já está a ser ultrapassada. A prova disso é o recorde de novidades apresentadas na edição de 2011 do Salão de Genebra. A Fugas faz um breve resumo de algumas das mais importantes.

O Salão de Genebra, a decorrer até amanhã, comemora 81 anos de existência com um recorde de estreias mundiais. E se, no ano passado, por efeitos da crise, as preocupações com a redução de consumos eram a nota dominante, este ano os estilistas voltaram a ocupar um lugar de destaque, a provar que é possível fazer carros bonitos sem deixarem de ser económicos. E os supercarros também marcaram presença. Eis algumas das muitas novidades exibidas.

A Aston Martin apresenta o novo Vantage S, com motor V8 de 430cv e o Virage, com motor V12 de 490cv. Na Audi, destaque para o protótipo do próximo A3, o Q5 híbrido gasolina/eléctrico e o desportivo RS3 Sportback, com motor 2.5, a gasolina, de 340cv. A estrela na Alfa Romeo é o protótipo 4C, um coupé desportivo de 2 lugares.

Na Bentley, brilha a série especial de 100 unidades Supersports Ice Speed Record Convertible, que comemora o recorde de velocidade no gelo obtido por Juha Kankkunen (330,625 km/h). A BMW exibe um protótipo descapotável de 2 lugares com novas tecnologias e linhas futuristas, o ActiveE, um carro eléctrico baseado no série 1 Coupé.

Na Chevrolet, o destaque vai para o Cruze 5 portas. Já a Citroën prepara-se para lançar, em Junho, o DS4. Na Ferrari, o coupé de 4 lugares FF, com tracção integral e motor 6.3 V12 de 660cv, que vai dos 0 aos 100 km/h em 3,7s e atinge os 335 km/h, concentra atenções. Na Fiat, as estrelas são o 500 Coupé e o SUV Freemont que, devido à parceria com a Chrysler, substituirá o Dodge Journey. Na Ford, muitas novidades, com destaque para o SUV Vetrek Concept, cuja versão final irá substituir o Kuga, para a versão desportiva do Fiesta e para o pequeno monovolume B-Max.

A Honda mostra um protótipo eléctrico, o Fit EV Concept, e a Hyundai o i40, o seu modelo para o segmento D, a lançar em Junho, tal como o Veloster, um coupé desportivo com 3 portas e 4 lugares. Na Jaguar, o centro das atenções é o XKR-S, com motor 5.0, 550cv, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4s e 300 km/h de velocidade máxima. A Kia estreia as novas gerações do citadino Picanto e do pequeno familiar Rio.

No capítulo dos "monstros", o Agera R, da Koenigsegg, com motor 5.0 biturbo, tem 950cv de potência, vai dos 0 aos 100 km/h em 3,1s e atinge os 400 km/h. Na Lamborghini, a estrela é o Aventador, com motor 6.5 V12 de 700cv, que atinge os 350 km/h e vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9s! Já a Lancia mostra o novo Ypsilon, pela primeira vez com 5 portas, e a Land Rover o Range Rover Evoque, o modelo mais acessível da gama Range (desde 42.480 euros).

O protótipo Minagi, um SUV compacto que antecipa o CX-5 é a principal novidade da Mazda. Destaque na Mercedes para o renovado classe C e para o desportivo C 63 AMG, nas versões limusina e carrinha. O Rocketman Concept é um mini Mini com um visual que atrai os olhares e que, com 3+1 lugares, antecipa um futuro concorrente dos Smart e Toyota IQ. Já a Mitsubishi exibe o protótipo de um compacto de consumos reduzidos, o Concept Global Small. Os veículos eléctricos também podem ser de alta performance como é o caso do protótipo eSport da Nissan, um desportivo de tracção traseira que vai dos 0 aos 100 km/h em 5s e tem uma autonomia de 240 km.

A atracção n.º 1 na Opel é o protótipo Zafira, praticamente a versão final da 3.ª geração deste monovolume, que será lançada até final do ano. Na Peugeot, destaques para o renovado 308, que chega a Portugal no final de Abril, o 3008 HYbrid4, o protótipo de um desportivo eléctrico de 2 lugares com 340cv, o HR1, uma combinação de citadino, SUV e coupé e a versão híbrida eléctrica/gasóleo do carro de competição 908.

Dois protótipos, o R-Space, monovolume compacto, com motor 0.9 TCe de 110cv e o Captur, um minicrossover com motor 1.6, a gasóleo, de 160cv, são as estrelas no stand da Renault. No centro das atenções na Rolls-Royce está o protótipo 102EX, uma luxuosa limusina baseada no Phantom, com motor eléctrico de 388cv e autonomia de 200 km.

A Seat mostra o protótipo IBx, um crossover compacto com motorização híbrida. Na Toyota, podem ver-se dois híbridos que serão lançados no Outono: o Yaris HSD híbrido e o Prius+, que tem 7 lugares, enquanto o protótipo FT-86 II antecipa um coupé desportivo 2+2 com motor boxer 2.0 a lançar em meados de 2012. Na Volkswagen destaques para o protótipo Bulli, o renascer do VW "pão de forma" em versão compacta de 6 lugares, o novo Golf Cabrio e a 2.ª geração do Tiguan. Por último, na Volvo, o destaque é a V60 Plug-In Hybrid, com um consumo médio de 1,9 litros de gasóleo (sim, leu bem!) por cada cem quilómetros.

--%>