Fugas - motores

A Saab no Salão de Genebra: Renascida das cinzas

Por João Palma

A saída da Saab do grupo General Motors foi dolorosa e pôs em causa a sobrevivência do construtor sueco. Mas a Saab sobreviveu e está viva e pujante com novos modelos e boas perspectiva para o futuro.

Há cerca de um ano, a Saab, um prestigiado construtor sueco, estava à beira de fechar as portas. No âmbito da reestruturação da GM, tinha saído do grupo e tinha de reconstruir a rede de concessionários, não tinha acesso aos inventários de armazém, etc. - o apoio logístico tinha-lhe sido cortado. Mas a Saab resistiu e renasceu e este ano apresenta novos modelos no Salão de Genebra, com o cunho do reputado Jason Castriota, o actual responsável pelo design dos carros do fabricante sueco.

Tendo sido adquirida à GM pela Spyker Cars, uma empresa holandesa, a Saab apostou na renovação da imagem da marca, tendo para isso contratado Jason Castriota, um designer americano de origem italiana, que trabalhou na Pinifarina e na Bertone, tendo sido um dos responsáveis pelo design de carros como o Ferrari 599 GTB Fiorano ou o Maserati Gran Turismo. O cunho de Castriota está presente no concept PhoeniX, a estrela do stand da Saab em Genebra.

O PhoeniX é o precursor do design e das funções técnicas que integrarão as futuras gerações de automóveis da Saab. As linhas "aeromocionais" futuristas deste protótipo de 2 lugares são inspiradas nas raízes aeronáuticas da Saab. O design é em "forma de gota de metal líquido" sendo a parte vidrada inspirada na carlinga de um jacto, com asas em borboleta e um coeficiente aerodinâmico de 0,25.A motorização é híbrida, com um propulsor turbo, a gasolina, de 200cv e tracção às 4 rodas. As médias de consumo e emissões anunciadas são de 5,0 l/100 km e 119 g/km de CO2. O PhoeniX traz a nova plataforma de comunicação automóvel IQon, um sistema de info-entretenimento on-line com base no sistema operativo Android.

Para comemorar o 1.º ano de independência da GM, a Saab lança uma série limitada, Independence Edition, do 9-3 Cabrio e promete apresentar todos os anos uma edição especial de um dos seus modelos, para celebrar a data. O construtor sueco também mostra em Genebra o renovado 9-3, agora designado por 9-3 Griffin, com alterações significativas no visual exterior e interior e novas motorizações 2.0 biturbo, a gasolina, de 163cv ou 220cv, a juntar às já existentes 1.9 TTiD de 130cv, 160cv e 180cv, com destaque para esta última, com médias de 4,5 l/100 km de consumos e 119 g/km de emissões de CO2.

Outra estreia mundial é a versão carrinha do 9-5, a SportCombi, com uma mala cuja capacidade vai dos 527 aos 1600 litros. A Saab anuncia ainda outras novidades para os próximos tempos, como o novo 9-3 (final de 2012) e o lançamento de modelos mais pequenos e compactos, a começar com o 9-2, em 2013.

--%>