Fugas - motores

Enric Vives-Rubio

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Ford C-MAX 1.6 TDCi 115cv Titanium First Edition: Funcional e completo, mas sem surpresas

Assim até é fácil estacionar

O C-Max até é grande, mas tem retrovisores exteriores a condizer, que abarcam as partes laterais do carro. Acrescente-se-lhe sensores de estacionamento à frente e atrás, uma posição de condução alta, bem como uma brecagem razoável e torna-se mais fácil estacionar o C-Max do que muitos veículos de menores dimensões. É caso para dizer que só bate quem quer. Mas isto não é tudo: o sistema de parqueamento automático faz todo o trabalho quando se estaciona em posição longitudinal - encontra o espaço e arruma o carro sem interferência do condutor, que só tem de pisar o acelerador e o travão.

Onde pôr o telemóvel e a carteira?

Este é um monovolume familiar e uma das características normais deste tipo de carros é a abundância de compartimentos para ter à mão todo o tipo de objectos. Assim, estranha-se a ausência de um espaço aberto à frente e ao meio, onde se possa colocar carteira, telemóvel e quejandos. É certo que há um porta-óculos ao centro sob o tejadilho, porta-copos e até ranhuras para colocar moedas, mas onde colocar uma carteira de dimensões médias/grandes? Será que esse espaço foi suprimido para caberem as dezenas de botões que existem na consola central?

Para descansar sem empatar

Os apoios de braço à frente podem ser, ao mesmo tempo, um descanso e um incómodo. Em muitos modelos são confortáveis em viagens longas, mas em cidade são um estorvo, colidindo muitas vezes com a mão quando se quer usar o travão de mão ou meter uma mudança. No C-Max foi encontrado o equilíbrio entre conforto e funcionalidade. Não só se pode descansar o braço, como o seu posicionamento não impede os movimentos. Sob este apoio, há ainda um compartimento para guardar objectos.

Se o espaço está lá, por que não usá-lo?

Não é só o C-Max. Agora é moda os carros virem equipados com o famigerado kit de "reparação de pneus", em vez de trazerem uma roda normal ou de emergência. Dizem os fabricantes que é para poupar peso e ganhar espaço. Porém, a meia-dúzia de quilos a mais é compensada pela comodidade e segurança acrescidas. O kit só serve em situações de pequenos furos, não cobre situações de rasgões ou rebentamentos. Depois, danifica o interior do pneu, que terá de ser substituído, bem como o kit que foi usado. A melhor solução é a roda de emergência, que cobre todas as situações e faz com que o dono do carro não se esqueça de reparar (quando tal é possível) ou substituir o pneu danificado. E o mais irritante é que, nomeadamente no caso do C-Max, o espaço para uma roda normal ou de emergência está lá...

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm (285 Nm com overboost)
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum; turbo de geometria variável; intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora e mola helicoidal, à frente; independente, com paralelogramo deformável, barra estabilizadora e mola helicoidal, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 10,9m
Travões: Discos ventilados (278 mm), à frente; discos (280 mm), atrás

Dimensões

Comprimento: 4380 mm
Largura: 1828 mm
Altura: 1626 mm
Peso: 1390 kg
Pneus: 215/50 R17 95W
Capac. depósito: 53 litros
Capac. mala: 471 litros (1723 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações*

Velocidade máxima: 184 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,3s
Consumo misto: 4,6 litros/100 km
Emissões de CO2: 119 g/km
* Dados do construtor

Preço: 28.820 euros ?(viatura ensaiada: 29.235 euros)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais e de cortina: Sim (cortina até à 2.ª fila de bancos)
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim, com sistema de vectorização do binário
Função Start/Stop (liga e desliga o motor): Não
Indicador de pneu vazio: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Ajuda ao arranque em subida: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, climatizador bizona
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala do interior ou por comando à distância na chave: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Opção (1100 euros)
Bancos em pele e aquecidos: Opção (1200 euros, pack inclui banco eléctrico do condutor)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, de 17 polegadas
Rádio/CD com MP3+ Bluetooth com ficha USB: Sim, com controlo por voz
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura e profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção (200 euros)
Navegação por GPS: Opção (1850 euros, o pack inclui câmara de estacionamento)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, à frente e atrás
Sistema de estacionamento automático: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Não
Faróis bixénon: Opção (720 euros)

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