Barómetro
+ Condução, qualidade dos interiores, habitabilidade para quatro, bagageira
- Prestações e consumos aquém do esperado (tendo em conta de que se trata de um BMW), lugar central traseiro, desempenho em todo-o-terreno, preço da viatura e dos opcionais
Como há 35 anos
A BMW é uma marca reputada em qualquer parte do mundo e é também uma das mais avançadas tecnologicamente. Tem também as suas peculiaridades. É o caso da aparência e disposição do painel de instrumentos. Em grande plano está o velocímetro, à esquerda, e o conta-rotações com económetro, à direita. Nas extremidades, e em ponto mais pequeno, o indicador do nível de combustível, à esquerda, e o termómetro, à direita. Sabia que esta solução existe na marca há pelo menos 35 anos? O primeiro BMW série 3, fabricado entre 1975 e 1983, já apresentava esta mesma disposição. Pelo menos dá que pensar a quem acha que é preciso mudar tudo constantemente...
No meio não está a virtude
Nem que seja por ser fabricado em solo norte-americano, este BMW tenderia a mostrar-se espaçoso. E é mesmo. À frente, o espaço já é generoso e, atrás, surpreende pela positiva a área disponível para as pernas. Mas, aqui, o desafogo vale para os dois passageiros laterais. O ocupante do lugar central fica claramente desfavorecido porque as costas e o assento são mais duros. Além disso, a largura do túnel central, no piso, que obriga a alargar as pernas, ainda aumenta mais a sensação de desconforto.
Cómodo, mas
Mesmo com pneus de baixo perfil, o X3 mostrou-se sempre cómodo. Outra evolução face ao seu antecessor. Contudo, convém recordar que esta unidade dispunha de Controlo Dinâmico do Amortecimento, um extra orçado em 1000 euros. Será portanto expectável que um X3 sem este dispositivo não se mostre tão confortável. As jantes em liga leve de 19 polegadas e respectivos pneus são também um opcional (1933 euros) que retira a este X3 quaisquer veleidades de circular fora-de-estrada em superfícies de baixa aderência. Isto apesar de o X3 estar munido de tracção integral e de controlo electrónico de velocidade em descida
E este é o mais barato
Na maioria dos casos, um carro a gasolina é mais barato do que o seu homólogo a gasóleo. Com o X3 sucede o contrário porque os motores a gasolina têm mais cilindrada (3.0 litros) e emissões de CO2. Um modelo como o que a Fugas ensaiou custa 56.922 euros, sem extras. É possível poupar alguns euros optando pelo xDrive20d com caixa manual, tabelado em 54.856 euros. Para bolsas mais abonadas existe o xDrive28i Auto (258cv), por 68.677 euros e o xDrive35i Auto (306cv), por 74.626 euros. Mais uma vez, valores sem extras.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1995cc
Potência: 184cv às 4000 rpm
Binário: 380 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: turbodiesel de injecção directa por conduta comum com turbo de geometria variável
Tracção: integral
Caixa: automática, de oito velocidades
Suspensão: independente, do tipo McPherson, à frente; multibraços, atrás Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: discos ventilados à frente e atrás