Ainda há pouco, os europeus torciam o nariz aos carros oriundos da Coreia do Sul. A estética era discutível, os acabamentos rudimentares, os revestimentos em plástico duro, a segurança e a mecânica melhoráveis. Em poucos anos, a situação sofreu uma volta de 180º. Para a Kia, o cee´d foi o marco de viragem. Nessa linha, a terceira geração do Sportage destaca-se pelo visual bonito e desportivo, nível de equipamento, acabamentos, mecânica (7 anos de garantia) e economia de consumos. Tudo isto a um preço atractivo.
O Kia Sportage pode ter 4 motorizações: 1.6 com 140cv e 2.0 de 163cv, a gasolina; 1.7 com 115cv e 2.0 de 136cv, a gasóleo. Para finais de 2012, está previsto o lançamento de uma versão Mild Hybrid com o motor 1.7 CRDi de 115cv, que terá 117 g/km de emissões de CO2 contra os 135 g/km actuais.
Em Portugal, onde o Sportage já está à venda, só estão disponíveis os propulsores 1.7 CRDi de 115cv e 2.0 CRDi de 136cv, a gasóleo, com tracção dianteira. Há uma versão 4x4 do 2.0 com caixa de velocidades automática de 6 relações e o nível de equipamento mais elevado, TX, por encomenda, que custa 41.490 euros. Os preços começam nos 25.990 euros do 1.7 CRDi 4x2 de 115cv LX. O nível intermédio, EX, com este motor custa 27.990 euros e no nível superior, TX, 28.990 euros.
Segundo as estimativas da Kia, o 1.7 CRDi de 115cv 4x2 com o nível TX constituirá 80 por cento das vendas do Sportage, que se prevê serem 750 unidades em 2011, 1200 em 2012 e 1500 em 2013. Foi esta versão TX que a Fugas testou.
Desde logo, destaque para o visual deste crossover compacto do segmento C, concebido no centro de design europeu da Kia, na Alemanha e, para o mercado europeu, construído em Zilina, na Eslováquia (onde também é fabricado o Ix 35 da Hyundai, que partilha com o Sportage muitos elementos mecânicos). A grelha, com rebordo cromado e formato designado por "tiger nose" (nariz de tigre), constitui a nova imagem da marca e é ladeada por ópticas de formato angular com luzes diurnas em LED. A linha constituída pela parte superior das ópticas prolonga-se pelas laterais e pela traseira formando um cintura alta. As cavas das rodas salientes reforçam o aspecto desportivo.
O óculo traseiro é estreito, dificultando a visão para trás pelo retrovisor interior. Mas isso é compensado em parte pelos retrovisores exteriores e, ao estacionar, pela câmara de visão traseira com monitor no retrovisor interior. Dadas as dimensões e formas do Sportage, seriam bem-vindos sensores de estacionamento à frente (de preferência com imagem), para facilitar as manobras em espaços apertados. O novo Sportage é 90 mm mais comprido, 15 mm mais largo e 60 mm mais baixo do que o anterior e a distância livre ao solo passou de 195 mm para 170 mm.
Por dentro, embora ainda existam alguns plásticos duros, a parte superior do tablier e das portas é forrada com material mais macio. No nível TX, os bancos são em pele e tecido. No habitáculo cabem 5 pessoas, mas o lugar traseiro do meio é estreito e pouco cómodo. Há diversos espaços para guardar objectos espalhados pelo interior do habitáculo e o porta-luvas é refrigerado.
A instrumentação é de fácil leitura, com comandos áudio e do programador de velocidade no volante - a excepção é o computador de bordo, cujos botões se situam na parte esquerda do tablier, atrás do volante, o que dificulta o seu manuseio.
O motor 1.7 CRDi, de 115cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades, é adequado para deslocar a tonelada e meia do Sportage. Um dado relevante é o facto de ser frugal: a Kia anuncia uma média de 5,2 l/100 km, mas sabe-se que os consumos oficiais declarados pelos fabricantes são sempre inferiores aos que se conseguem no dia-a-dia, por muito económica que seja a condução. A Fugas, em cerca de 400 km que incluíram estrada, auto-estrada e cidade, obteve uma média de 5,9 l/100 km, o que é de realçar num veículo com estas características.
Outro grande trunfo da Kia é algo que nem sempre é referido mas que é importante para os proprietários dos veículos - as garantias e os intervalos de manutenção. No caso do Sportage, este beneficia da garantia de 7 anos comum a todos os novos modelos da Kia e intervalos de manutenção de 30.000 km ou 24 meses, com a consequente redução de custos.
Este crossover, nos actuais testes de segurança do Euro NCAP, obteve o máximo de 5 estrelas, com 93 por cento na protecção de adultos, 86 por cento nas crianças, 49 por cento nos peões e 86 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança. Quanto a conforto e vida a bordo, o carro vem bem equipado, notando-se uma melhoria marcante nos materiais e acabamentos em relação às anteriores gerações do Sportage.
Barómetro
+ Consumos, equipamento, garantia e intervalos de manutenção
- Escassa visibilidade pelo óculo traseiro, colocação do comando do computador de bordo, falta de sensores à frente, pneus
Solidariedade coreana
Os veículos sul-coreanos têm tido notáveis progressos na segurança, estética, conforto e qualidade de acabamentos. Porém, a indústria de pneus coreana está ainda longe desse nível. O Sportage que conduzimos trazia uns pneus Hankook Optima duros e longe da qualidade das marcas de referência em termos de travagem e aderência. O Sportage para o mercado europeu é fabricado em Zilina, na Eslováquia, tal como o cee´d (que traz pneus Michelin). Será um caso de solidariedade coreana? O Sportage merece pneus melhores. Pormenor positivo é o facto de o pneu sobresselente ter dimensões normais e vir montado numa jante igual (liga leve de 17 polegadas) às dos outros quatro.
Herança do todo-o-terreno I
Seguindo a tendência actual, a terceira geração do Sportage, ao contrário das anteriores, está mais vocacionada para o asfalto ou estradões de piso regular. Embora haja ainda uma versão 4x4 (mas sem redutoras) na motorização 2.0 CRDi de 136cv, a Kia aposta nas mais acessíveis variantes 4x2. No entanto e curiosamente ainda se mantêm alguns dispositivos de modelos mais afoitos, como este controlo de travagem em descida (DBC), que mantém uma velocidade constante de 8 km/h em declives íngremes.
Herança do todo-o-terreno II
Outra herança de veículos mais aptos para o todo-o-terreno é esta pega do lado esquerdo do passageiro da frente. É verdade que são de todo desaconselháveis as incursões por terrenos mais escabrosos com este Sportage, mormente com tracção 4x2, mas, dada a sua altura, em curvas mais apertadas e a maior velocidade, tem alguma tendência a adornar, pelo que a pega é muito útil e mais confortável de usar do que a mais comum, situada do lado direito sobre a porta.
Estética versus funcionalidade
As linhas elegantes e desportivas do Sportage são o espelho do cuidado que a Kia colocou na elaboração da estética. No entanto, a linha de cintura alta prolonga-se para trás, em detrimento das dimensões do óculo traseiro. Bonito mas pouco funcional. Com 2 ou 3 passageiros atrás, a visibilidade é nula pelo retrovisor interno. Isto, porém, é parcialmente compensado pela visibilidade proporcionada pelos retrovisores externos e, ao estacionar, pela existência de uma câmara de visão traseira com guias indicadoras incorporada no retrovisor interior, que complementa o sinal acústico.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1685cc
Potência: 115cv às 4000 rpm
Binário: 255 Nm entre as 1800-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por conduta comum, turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores a gás, à frente; multibraços, com mola helicoidais e amortecedores a gás, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 15,9m
Travões: Discos ventilados (280mm) à frente; discos (262mm) atrás
Dimensões
Comprimento: 4440 mm
Largura: 1855 mm
Altura: 1635 mm
Peso: 1537 kg
Pneus: 225/60 R17 99H
Capac. depósito: 58 litros
Capac. mala: 564 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 173 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,8s
Consumo misto: 5,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 135 g/km
* Dados do construtor
Preço: 28.990 euros
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Controlo de travagem em descida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pneu vazio: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, climatizador bizona
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala por comando à distância na chave: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Opção (950 euros)
Bancos em pele e tecido: Sim ?(só pele, opção 450 euros)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim
Rádio
CD com MP3+ Bluetooth com ficha USB+ Aux+iPod: Sim
Comandos áudio no volante: Sim
Volante regulável em altura e profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Opção (Pack Smart Key+painel de instrumentos desportivo, 650 euros)
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Navegação por GPS: Opção (1000 euros)
Regulador limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Câmara de estacionamento traseiro: Sim
Sistema de estacionamento automático: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim, em LED
Faróis de xénon: Opção (550 euros)