Ainda há pouco, os europeus torciam o nariz aos carros oriundos da Coreia do Sul. A estética era discutível, os acabamentos rudimentares, os revestimentos em plástico duro, a segurança e a mecânica melhoráveis. Em poucos anos, a situação sofreu uma volta de 180º. Para a Kia, o cee´d foi o marco de viragem. Nessa linha, a terceira geração do Sportage destaca-se pelo visual bonito e desportivo, nível de equipamento, acabamentos, mecânica (7 anos de garantia) e economia de consumos. Tudo isto a um preço atractivo.
O Kia Sportage pode ter 4 motorizações: 1.6 com 140cv e 2.0 de 163cv, a gasolina; 1.7 com 115cv e 2.0 de 136cv, a gasóleo. Para finais de 2012, está previsto o lançamento de uma versão Mild Hybrid com o motor 1.7 CRDi de 115cv, que terá 117 g/km de emissões de CO2 contra os 135 g/km actuais.
Em Portugal, onde o Sportage já está à venda, só estão disponíveis os propulsores 1.7 CRDi de 115cv e 2.0 CRDi de 136cv, a gasóleo, com tracção dianteira. Há uma versão 4x4 do 2.0 com caixa de velocidades automática de 6 relações e o nível de equipamento mais elevado, TX, por encomenda, que custa 41.490 euros. Os preços começam nos 25.990 euros do 1.7 CRDi 4x2 de 115cv LX. O nível intermédio, EX, com este motor custa 27.990 euros e no nível superior, TX, 28.990 euros.
Segundo as estimativas da Kia, o 1.7 CRDi de 115cv 4x2 com o nível TX constituirá 80 por cento das vendas do Sportage, que se prevê serem 750 unidades em 2011, 1200 em 2012 e 1500 em 2013. Foi esta versão TX que a Fugas testou.
Desde logo, destaque para o visual deste crossover compacto do segmento C, concebido no centro de design europeu da Kia, na Alemanha e, para o mercado europeu, construído em Zilina, na Eslováquia (onde também é fabricado o Ix 35 da Hyundai, que partilha com o Sportage muitos elementos mecânicos). A grelha, com rebordo cromado e formato designado por "tiger nose" (nariz de tigre), constitui a nova imagem da marca e é ladeada por ópticas de formato angular com luzes diurnas em LED. A linha constituída pela parte superior das ópticas prolonga-se pelas laterais e pela traseira formando um cintura alta. As cavas das rodas salientes reforçam o aspecto desportivo.
O óculo traseiro é estreito, dificultando a visão para trás pelo retrovisor interior. Mas isso é compensado em parte pelos retrovisores exteriores e, ao estacionar, pela câmara de visão traseira com monitor no retrovisor interior. Dadas as dimensões e formas do Sportage, seriam bem-vindos sensores de estacionamento à frente (de preferência com imagem), para facilitar as manobras em espaços apertados. O novo Sportage é 90 mm mais comprido, 15 mm mais largo e 60 mm mais baixo do que o anterior e a distância livre ao solo passou de 195 mm para 170 mm.
Por dentro, embora ainda existam alguns plásticos duros, a parte superior do tablier e das portas é forrada com material mais macio. No nível TX, os bancos são em pele e tecido. No habitáculo cabem 5 pessoas, mas o lugar traseiro do meio é estreito e pouco cómodo. Há diversos espaços para guardar objectos espalhados pelo interior do habitáculo e o porta-luvas é refrigerado.
A instrumentação é de fácil leitura, com comandos áudio e do programador de velocidade no volante - a excepção é o computador de bordo, cujos botões se situam na parte esquerda do tablier, atrás do volante, o que dificulta o seu manuseio.
O motor 1.7 CRDi, de 115cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades, é adequado para deslocar a tonelada e meia do Sportage. Um dado relevante é o facto de ser frugal: a Kia anuncia uma média de 5,2 l/100 km, mas sabe-se que os consumos oficiais declarados pelos fabricantes são sempre inferiores aos que se conseguem no dia-a-dia, por muito económica que seja a condução. A Fugas, em cerca de 400 km que incluíram estrada, auto-estrada e cidade, obteve uma média de 5,9 l/100 km, o que é de realçar num veículo com estas características.
Outro grande trunfo da Kia é algo que nem sempre é referido mas que é importante para os proprietários dos veículos - as garantias e os intervalos de manutenção. No caso do Sportage, este beneficia da garantia de 7 anos comum a todos os novos modelos da Kia e intervalos de manutenção de 30.000 km ou 24 meses, com a consequente redução de custos.
Este crossover, nos actuais testes de segurança do Euro NCAP, obteve o máximo de 5 estrelas, com 93 por cento na protecção de adultos, 86 por cento nas crianças, 49 por cento nos peões e 86 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança. Quanto a conforto e vida a bordo, o carro vem bem equipado, notando-se uma melhoria marcante nos materiais e acabamentos em relação às anteriores gerações do Sportage.