No caso dos desportivos será um pouco diferente, uma vez que apenas concorre o Honda CR-Z e, para se disputar um segmento, é necessário o mínimo de três inscritos. Face ao regulamento do concurso, o modelo nipónico lutará apenas pela vitória absoluta.
Destaque ainda para o crescimento registado entre a primeira e a segunda edição do Blue Auto: de 20 para 24 participantes, o que não deixa de ser assinalável num ano que se espera particularmente difícil para o mercado português.
O Blue Auto é um concurso que, sem descurar as várias componentes do automóvel, como a segurança, conforto ou habitabilidade, privilegia essencialmente a vertente ambiental. O mesmo é dizer baixos consumos e emissões poluentes, verdadeiros imperativos para a indústria automóvel, até porque o desempenho ambiental dos seus produtos participa também na elaboração dos preços das viaturas novas.
Na edição deste ano, o Blue Auto regista uma novidade: a atribuição de menções honrosas, por votação do júri, a modelos, tecnologias ou outras soluções. Já ao nível do júri propriamente dito, composto por jornalistas e personalidades de outras áreas, registo para a entrada do director de informação da TVI, Júlio Magalhães.
Sendo uma iniciativa da revista especializada Auto Motor, o Blue Auto prevê ainda a participação dos respectivos leitores na chamada Escolha do Leitor. Para esse efeito, os participantes podem encontrar, na revista, números de telefone que correspondem a cada um dos veículos concorrentes. Ao votarem, candidatam-se a vários prémios.
Modelos a concurso:
- Alfa Romeo Mito 1.4 MultiAir TCT Distinctive
- Alfa Romeo Giulietta 1.6 JTDm Distinctive
- BMW X3 xDrive 20d Auto
- Citroën C3 1.6 HDI Airdream Seduction
- Citroën DS3 1.6 HDi Airdream So Chic
- Citroën C4 1.6 e-HDI Airdream Seduction
- Fiat 500 TwinAir Lounge
- Ford Grand C-Max 1.6 TDCi Titanium First Edition
- Honda CR-Z GT Top
- Hyundai iX20 Blue Comfort 1.4 CRDi
- Hyundai iX35 Blue Confort 1.7 CRDi
- Kia Venga 1.4 CRDi EX
- Land Rover Freelander2 eD4
- Mazda6 SW 2.2 MZR-CD Comfort
-Mitsubishi ASX 1.8 DI-D 4x2 Intense
- Nissan Juke 1.6 Acenta Eco
- Nissan Qashqai 1.5 dCi Tekna Sport 18"
- Opel Meriva 1.3 CDTI ecoFlex Cosmo
- Renault Laguna Break 1.5 di Black Line
- Seat Alhambra 2.0 TDI DSG Style
- Skoda Superb Break 1.6 TDI Ambition Greenline
- Suzuki Swift 1.2 VVT GLX A-Stop
- Toyota Auris Híbrido
- VW Sharan 2.0 BlueTDI Confortline