Fugas - motores

Salão de Detroit: Toyota alarga família Prius

Por João Palma

O sucesso obtido pelo Prius nos EUA levou a Toyota a escolher o Salão de Detroit, uma importante mostra do mercado automóvel norte-americano e mundial, para apresentar as próximas novidades Prius, que passa a formar uma gama.

A Toyota apresentou três novas declinações do Prius, no Salão de Detroit, EUA, que se iniciou no dia 10 e se prolonga até ao próximo dia 23. São elas um monovolume, o Prius v; um citadino, o concept Prius c; e um híbrido-eléctrico plug-in, o PHEV. O primeiro a ser lançado será o Prius v, que se estreia no mercado norte-americano no final do Verão de 2011, prevendo-se que chegue à Europa em 2012. Tanto o concept Prius c como o PHEV têm comercialização prevista para meados de 2012.

Dada a apetência do mercado português por carrinhas e monovolumes, pode-se esperar que o Prius v venha a ter um sucesso tão grande ou até maior do que a actual versão de 5 portas. De acordo com a marca, a designação v define a versatilidade interior de um carro que, conservando o ADN do Prius, mas com um design próprio, "vai ao encontro das necessidades de famílias com uma vida activa". Assim, o Prius v, mantendo um baixo coeficiente aerodinâmico (0,29 Cd), com uma bagageira de acesso fácil e 971 litros de capacidade, tem mais 50% de espaço de carga do que o actual modelo e um habitáculo mais desafogado para 5 pessoas.

Os bancos traseiros deslizam longitudinalmente e são rebatíveis em 60/40. Dispõe de tecto panorâmico em resina, o que permite uma redução de 18,14 kg no peso total em relação a um tecto de vidro e, apesar das suas dimensões mais generosas, a marca anuncia uma média de consumos de 5,8 l/100 km. A combinação de um motor 1.8, a gasolina, de 98cv, e um motor eléctrico de 80cv oferece uma potência combinada de 134cv (que não resulta da simples soma das duas potências) a este veículo de 4615 mm de comprimento, 1775 mm de largura e 1574 mm de altura.

Controlos de estabilidade, tracção, repartidor da força da travagem, assistência à travagem de emergência, sistema de entrada e arranque inteligentes, auxílio ao arranque em subidas, câmara de visão traseira e 4 modos de condução (Normal, Power, Eco e EV) serão de série neste veículo. O Prius v vem ainda dotado de um novo sistema de navegação, entretenimento e informação, com ligação à Internet, denominado Entune.

No pólo oposto, o híbrido concept Prius c é um pequeno veículo compacto do segmento B, com dimensões similares às do Toyota Yaris e o espaço interior bem aproveitado, que terá um preço de entrada apelativo e consumos reduzidos. E apesar de estar classificado como protótipo tem muitas coisas do modelo que irá ser lançado em meados de 2012.

Por último, o Prius PHEV é um misto de híbrido convencional e carro eléctrico. No modo eléctrico puro, tem uma autonomia de 20 km a uma velocidade máxima de 100 km/h. A bateria de iões de lítio pode ser recarregada numa tomada de 220 volts em 1h30m. Quando esta se esgota e não é possível recarregá-la no imediato o PHEV funciona como um híbrido-eléctrico convencional (como um Prius da terceira geração), com baixos consumos e emissões e larga autonomia.

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