O Hyundai ix20 é mais uma adição à linha "i" do fabricante sul-coreano, que, tal como outros modelos da marca, tem design europeu e é fabricado na República Checa. Este pequeno monovolume de 5 portas e 5 lugares já está à venda em Portugal com dois motores a gasolina (1.4 de 90cv e 1.6 de 125cv) e dois a gasóleo (1.4 CRDi de 77cv e 1.4CRDi de 90cv). Os níveis de equipamento, em função dos motores, são três (Classic, Comfort e Style) e os preços começam nos 14.980 euros (Classic, 1.4, 90cv, a gasolina).
Este é o terceiro e mais pequeno modelo da subfamília "ix" de monovolumes e SUV (os outros são o ix35 e o ix55) e partilha a estrutura, alguns motores e elementos mecânicos com o Kia Venga. Embora, vistos de lado, estes dois veículos sejam muito parecidos, o ix20 é mais comprido (4100 mm contra 4068 mm). A largura (1765 mm) e a altura (1600 mm) são idênticas.
Já na frente e na traseira, a contrapor ao desenho mais clássico do Venga, o ix20, desenhado e desenvolvido no centro da Hyundai em Rüsselsheim (Alemanha), apresenta um visual compacto, mais dinâmico e desportivo, com destaque para as ópticas e para a grelha dianteira hexagonal. Este estilo, que o fabricante chama de "fluidic sculpture", prolonga-se para o interior, espaçoso para 4 pessoas (o quinto passageiro fica algo apertado). Os bancos traseiros deslizam longitudinalmente e a mala tem uma capacidade que vai dos 440 aos 1486 litros, com os bancos traseiros rebatidos.
Em termos de segurança, embora ainda não tenha sido submetido aos testes do Euro NCAP, o ix20 pretende seguir as pisadas dos i20 e ix35 e obter o máximo de 5 estrelas segundo os novos parâmetros de aferição. Para isso, dispõe de série de programa electrónico de estabilidade com auxílio ao arranque em declive, 6 airbags frontais, laterais à frente e de cortina, encostos de cabeça activos, avisador de colocação de cintos de segurança, fixações Isofix e uma estrutura preparada para embates, entre outras coisas.
De série, o nível Classic (para motores 1.4 a gasolina e 1.4 CRDi de 77cv a gasóleo) traz vidros eléctricos, fecho centralizado com comando à distância que acciona o alarme, rádio/CD com MP3 e comandos no volante, ar condicionado, porta-luvas com chave e refrigeração, banco do condutor com regulação lombar, em comprimento e em altura, volante regulável em altura e profundidade, computador de bordo, abertura interior do depósito de combustível, etc.
O nível Comfort (para as motorizações já referidas e 1.6 a gasolina) acrescenta Bluetooth com comandos no volante, porta Aux e USB com cabo para iPOD, retrovisores eléctricos e aquecidos, jantes em liga leve de 16 polegadas, bolsas nas costas dos bancos dianteiros e rede de retenção de bagagens, sensores de luz e de estacionamento atrás e faróis de nevoeiro. Por último, o Style (exclusivo do 1.4 CRDi de 90cv) adiciona cruise control, climatizador, tecto de abrir panorâmico (opcional no Comfort), retrovisores rebatíveis electricamente, bancos em pele, sensor de chuva e câmara de marcha-atrás.
Excepto o 1.6 a gasolina (com caixa automática de 4 relações), todas as outras versões dispõem de tecnologia Blue Drive, que inclui paragem e arranque automático do motor, indicador da mudança ideal, pneus de baixa resistência ao rolamento e gestão do alternador. Com isto, o ix20 apresenta valores de consumos e emissões baixos: o 1.4 a gasolina (com caixa manual de 5 velocidades) tem médias de consumo e emissões de 5,6 l/100 km e 130 g/km de CO2 e os motores a gasóleo 4,3 l/100 km e 114 g/km de CO2 (caixa manual de 6 velocidades). Tal como outros carros da Hyundai, o ix20 oferece garantia integral de 5 anos com quilometragem ilimitada, assistência em viagem e chek-ups anuais gratuitos.
Para além do ix20, nos próximos dois anos, a Hyundai irá lançar ou renovar 11 modelos. O ix35 acaba de receber um motor a gasolina 1.6 GDI de 140cv e outro 1.7 CRDi, a gasóleo, com 115cv. Em 2011, o i10 é renovado e serão lançados dois coupés, o Veloster, de características desportivas com motor 1.6 a gasolina de 140cv, e o Genesis, um desportivo com motores 2.0 de 210cv e 3.8 V6 de 306cv, bem como o i40 (segmento D), nas versões carrinha e hatchback.