Fugas - motores

Opel Astra Sports Tourer: Polivalência facilitada

Por João Palma

A carrinha do Astra, tal como o modelo de 5 portas, é uma Insignia em ponto pequeno. No design e no equipamento a Astra Sports Tourer é uma versão compacta, a preços mais acessíveis, da sua irmã mais crescida.

O Opel Astra, lançado no início de 2010 na versão de 5 portas, vai ter em Janeiro de 2011 uma variante carrinha, que o construtor alemão denomina Sports Tourer. Esta carrinha compacta do segmento C tem algumas semelhanças estéticas e muito do equipamento da Insignia Sports Tourer. A Astra terá seis motores (três a gasolina e outros tantos a gasóleo), dois níveis de equipamento e preços a partir dos 21.300 euros (1.4 Enjoy 100cv, a gasolina).

Nas motorizações, o destaque vai para a 1.3 CDTI de 95cv, a gasóleo, com filtro de partículas, dotada de um sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor, que, de acordo com o construtor, tem médias de consumos e emissões de, respectivamente, 4,1 l/100 km e 109 g/km de CO2. Este propulsor, que só estará disponível em Março, vem acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades.

O motor 1.4 atmosférico de 100cv, a gasolina, vem com a mesma caixa; os outros motores trazem de série uma caixa manual de 6 velocidades, podendo, no caso dos 1.4 Turbo de 140cv e 1.6 Turbo de 180cv, a gasolina, e 2.0 CDTI de 160cv, a gasóleo, ter em opção uma caixa automática de 6 velocidades, que não só encarece esta carrinha como é penalizante para as performances.

Para além da gama de propulsores comercializados em Portugal (ver ficha), noutros mercados haverá mais escolhas: 1.6 atmosférico, a gasolina, com 115cv, 1.4 Turbo de 120cv, a gasolina, e 1.7 CDTI, a gasóleo, com 110cv. A suspensão, tal como no Astra 5 portas, é do tipo McPherson, à frente, com um eixo de torção rígido e uma ligação Watt com dois braços móveis, atrás. Esta solução tem as vantagens em termos de estabilidade e manobrabilidade de uma suspensão multibraços, mas é mais económica e menos pesada e volumosa. Em opção, pode ser associada a um sistema de amortecimento electrónico FlexRide (inaugurado pelo Insignia), com três posições: Normal, Sport e Tour (conforto).

A Astra Sports Tourer tem linhas elegantes e dinâmicas e com os seus 4698mm de comprimento, 1814mm de largura e 1535mm de altura é como uma carrinha Insignia em ponto pequeno. Entre o que compartilha com o Insignia (tal como o Astra 5p), destaque-se o sistema de iluminação adaptativa AFL com nove funções, o Opel Eye (câmara que reconhece os sinais de trânsito e limites de velocidade e alerta para a mudança involuntária de faixa) ou os bancos dianteiros ergonómicos - tudo isto equipamento opcional.

Em relação à carroçaria de dois volumes, a carrinha Astra apresenta mais espaço de mala, de 500 a 1550 litros com os bancos traseiros rebatidos. A operação de rebatimento (60

40) é simples e automática (FlexFold), por meio de um botão e não é necessário afastar os cintos de segurança, criando um fundo plano. Também a tampa da bagageira pode ser recolhida total ou parcialmente por meio de um toque (sistema Easy Access Cover). Em opção, o Flex Organizer, um sistema de redes e divisórias, aumenta a funcionalidade da bagageira. Em meados de 2011, também estará disponível opcionalmente o sistema Opel FlexFix para transporte de bicicletas. O habitáculo da carrinha tem os mesmos atributos e defeitos da versão de 5 portas, como a qualidade de materiais e acabamentos, o conforto ou a facilidade de se encontrar uma boa posição de condução e a profusão de botões na consola que tornam difícil o seu manuseio.

Consoante as motorizações, a Astra Sports Tourer terá os mesmos dois níveis de equipamento, Enjoy e Cosmo, com conteúdos idênticos aos do Astra hatchback. Este modelo do segmento C recebeu o máximo de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, com 95 por cento na protecção dos ocupantes (mesmo no efeito de chicote por impactos traseiros, a protecção dos encostos de cabeça activos foi classificada "boa"), 84 por cento no capítulo das crianças, 71 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança, mas apenas 46 por cento na protecção aos peões (quase todas as marcas ainda têm muito que fazer neste aspecto).

Algo que é raramente mencionado, mas que conta muito para o proprietário de um carro, são os seus custos de manutenção e reparação. Os engenheiros da Opel, ao criarem a Astra Sports Tourer, tiveram em atenção esse capítulo. O desenho dos pára-choques e do resto das secções dianteira e traseira da carroçaria permite minimizar os custos de reparação em caso de acidentes, nomeadamente os mais frequentes: colisões a velocidades relativamente baixas.

--%>