Desde esse ano (2583 unidades), até 2010, com uma previsão de 6000, a Chevrolet tem crescido sempre, situando-se no top-20, com 2,8 por cento de quota de mercado, mas ambicionando 5 por cento e a entrada no top-10 a médio prazo. A razão do crescimento, contrariando a actual crise, é segundo o director-geral da Chevrolet Portugal, João Falcão Neves, a marca praticar "preços justos", constituindo os clientes particulares mais de 90 por cento do total.
Para 2011, estão previstos seis lançamentos e um restyling. Em Janeiro virá o Orlando, um monovolume/crossover de 7 lugares com um motor 2.0, a gasóleo, com 163cv, bem como o citadino Spark bi-fuel a gasolina/GPL. Em Abril/Maio, surgirá o Captiva renovado, com travão eléctrico e motores a gasóleo de 163cv e 184cv e a nova geração do superdesportivo Corvette.
Mais tarde, será a vez do Camaro, outro superdesportivo com motores que podem atingir potências acima dos 460cv. Denominado "o sonho americano", a Chevrolet Portugal diz que, apesar da fiscalidade, o Camaro irá ter "um preço acessível".
Mais perto da terra, o próximo Aveo será lançado na variante 5 portas em Julho de 2011, com novo design, motores 1.2 e 1.4, a gasolina, e 1.3, a gasóleo, com sistema Start/Stop e emissões abaixo dos 100 g/km de CO2; em Setembro/Outubro virá a variante de 4 portas e no final do ano novo motor bi-fuel (gasolina/GPL), extensível aos outros modelos da marca que já têm essa motorização (Spark, Cruze e Orlando). Em Julho/Agosto, chega o Cruze na variante de 5 portas, dirigida ao mercado europeu.
Em Dezembro, será feito o pré-lançamento do Volt (previsto para Janeiro de 2012), um carro eléctrico dotado de um motor auxiliar de combustão interna que funciona como gerador de electricidade (e nisso distingue-se dos híbridos, pois o funcionamento é sempre eléctrico) e lhe aumenta a autonomia de 80 km para cerca de 500 km. Este gémeo do Opel Ampera irá iniciar as suas vendas este Dezembro, nos EUA, por um preço de cerca de 40.000 dólares. O Ampera, a lançar na Europa no final de 2011, terá um preço médio de 43.000 euros, valor que irá variar consoante os regimes fiscais dos diversos países.
Para comemorar o centenário, entre outras iniciativas, a Chevrolet irá oferecer algumas viaturas a Aldeias SOS Crianças e proporcionar em Portugal estágios a estudantes, já tendo disponível espaço para esse efeito nas novas instalações.
Mais
A festejar 100 anos: 2011 é o ano da Chevrolet