Fugas - motores

Enric Vives-Rubio

Volkswagen Polo Cross 1.6 TDI 90cv: As aparências iludem

Por João Palma

O Polo Cross adiciona picante ao já atractivo visual do Polo normal. Mas as aparências não têm correspondência com a realidade, pelo que a Fugas optaria por outras versões do Polo.

O novo Volkswagen Polo distingue-se não só pelas qualidades mecânicas, uma bandeira de sempre do construtor alemão, mas pelas suas linhas atractivas e elegantes, que romperam com a anterior e algo cinzenta geração. O Polo Cross, a versão "todo-o-terreno" deste modelo do segmento B, tem um visual ainda mais jovem, dinâmico e desportivo. Mas, apesar de ter mais 15mm de altura ao solo do que as versões standard, é só mesmo no preço acrescido que se distingue delas.

Disponível só com carroçaria de 5 portas, o Polo Cross tem um aspecto agressivo no bom sentido, com os laterais e pára-choques em plástico preto (neste particular, talvez uma vantagem em relação ao Polo normal - ver caixa). O carro que a Fugas conduziu estava pintado num tom de laranja que contrastava com o plástico preto. O interior, com estofos da mesma tonalidade e pedais em alumínio, reforçava o visual jovem e desportivo, convidando à aventura.

Porém, os pneus de baixo perfil 215/40 R17 que o equipavam, aliado à ausência de quaisquer outras qualidades para o todo-o-terreno, desaconselham qualquer incursão fora do asfalto. Por isso, a opção pelo Polo Cross será sempre mais emocional do que racional: o Polo 1.6 TDI de 90cv Confortline BlueMotion Technology, que tem o mesmo equipamento do Polo Cross (à excepção das barras de tejadilho e as jantes em liga leve de 17 poelgadas) e as mesmas performances, custa menos 1750 euros e além disso, segundo o construtor, tem médias de 3,6 l/100 km e 96 g/km de CO2.

Há que reconhecer, porém, que o visual do Polo Cross concita mais as atenções e isso, pelo menos para algumas pessoas, também conta. E desde que não se pense em escapadas em trilhos de terra, conduzi-lo também encerra uma certa dose de diversão. Não é um desportivo, mas o propulsor 1.6 TDI de 90cv revela-se perfeitamente adequado para deslocar os 1146 kg deste carro. Acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades, proporciona arranques, ultrapassagens e recuperações fáceis e uma força que permite em estrada quase dispensar as mudanças de velocidade, independentemente do grau de inclinação. Além disso, dispõe no visor do computador de bordo de indicador de mudança de velocidade, o que permite uma condução mais racional. Os consumos, apesar de não atingirem os valores do Polo BlueMotion Technology, também são muito razoáveis - médias de 4,3 l/100 km segundo o construtor (fizemos cerca de 6,0 litros num percurso misto cidade/estrada).

É um carro que curva bem e é fácil de conduzir, com uma caixa bem escalonada e de relações longas. Estas qualidades também são evidentes em cidade, nomeadamente a estacionar. No entanto, face ao seu preço de 23 mil euros, justificava-se a existência de série de uns simples sensores de estacionamento. É certo que os sensores traseiros estão disponíveis num pacote que inclui o programador de velocidade e custa 360 euros, mas o Polo Cross não é propriamente um carro baratinho. Isto para não falar em sensores de chuva, que são opcionais, ou de luminosidade, que nem sequer estão disponíveis como opção.

Em suma, o equipamento de série no que se refere ao conforto e vida a bordo não é muito abundante. Em compensação, a qualidade dos materiais e acabamentos merece nota positiva e os bancos do Polo Cross, em especial os dianteiros, são confortáveis e envolventes.

Também no capítulo da segurança, tal como os outros Polo, a nota é elevada, tendo obtido 5 estrelas nos testes do Euro NCAP segundo os parâmetros pós-2009, com 90 por cento na protecção dos ocupantes adultos, 86 por cento na protecção das crianças e 71 por cento nos dispositivos auxiliares de segurança. As únicas notas baixas referem-se à protecção dos peões, 41 por cento, e ao efeito de chicote provocado por impactos traseiros - protecção "marginal".

Barómetro

+ Materiais e acabamentos; facilidade de condução e comportamento em curva, prestações e economia

- Preço, equipamento opcional que deveria ser de série, fracas aptidões para sair de estrada

Bom para o todo-o-terreno urbano

O pára-choques serve para absorver não só embates como pequenos toques e raspadelas, tão frequentes em cidade. Com a moda dos pára-choques pintados à cor da carroçaria, essa função quase desaparece: basta um pequeno toque para deixar marcas e obrigar à sua pintura. Com os pára-choques do Polo Cross, em plástico preto semi-rígido mais resistente a esses pequenos acidentes, os gastos com pintura reduzem-se substancialmente. Os sensores de estacionamento são outro dispositivo muito útil em cidade, disponibilizados (só os traseiros) no pacote opcional Ride Confort. Mas num carro que custa quase 23.000 euros não se justifica a sua inclusão no equipamento de série?

Um pormenor muito prático

Uma mala com 261 litros, que podem chegar aos 952 litros com a segunda fila de bancos rebatida, não é uma referência no segmento do Polo. Porém, um segundo compartimento sob o fundo da mala (que se pode remover) não só lhe aumenta a capacidade, como é muito prático para esconder objectos de olhares indesejáveis. Não é uma novidade, mas é sempre útil. Sob o fundo duplo, aloja-se uma roda de emergência (185/60 R15 T), em nosso ver a solução ideal para o pneu sobressalente - não só cobre todas as situações que o kit "estraga pneus" não consegue (rasgões, rebentamentos, etc.), como obriga o condutor a reparar ou substituir o pneu danificado.

É só fumaça!

Há veículos que escondem o que podem dar e outros que dão ares do que não são. O Polo Cross inclui-se na segunda categoria: pedais em alumínio como um verdadeiro desportivo, visual dinâmico e atractivo a convidar a aventuras fora de estrada. Mas é só aspecto. É um carro simpático, com comportamento vivo e condução fácil, mas apesar de ter mais 15mm de altura ao solo do que o Polo normal, não tem outras características que propiciem a condução fora do asfalto, nem mesmo em trilhos de baixa dificuldade.

Vivo e económico

Este motor a gasóleo 1.6 TDI de 90cv faz parte da nova geração de propulsores do grupo Volkswagen. No caso do Polo Cross, não vem associado às tecnologias BlueMotion, que, no Polo com elas apetrechado, proporcionam, segundo dados do construtor, médias de 3,6 l/100 km e 96 g/km de CO2. Melhor mesmo só o Polo 1.2 TDI BlueMotion, com 3,3 l/100 km. Ainda assim, médias de 113 g/km de CO2 e 4,3 l/100 km, segundo o construtor (a Fugas obteve uma média de 6,0 l/100km em percurso misto), também são de ter em conta. Junte-se um bom desempenho no arranque, nas ultrapassagens, nas recuperações, nas subidas e em curva e a nota é positiva.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 90cv às 4200 rpm
Binário: 230 Nm entre as 1500 e as 2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum; turbo; intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: Independente, tipo McPherson, barra estabilizadora e mola helicoidal à frente; semi-independente com braço oscilante, barra transversal de torção e mola helicoidal atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, electro-hidráulica, assistida
Diâmetro de viragem: 10,6m
Travões: Discos ventilados (256mm) à frente; discos (230mm) atrás

Dimensões

Comprimento: 3987mm
Largura: 1698mm
Altura: 1488mm
Distância entre eixos: 2469mm
Peso: 1146 kg
Pneus: 215/40 R17 V
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 261 litros (952 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações*

Velocidade máxima: 176 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,5s
Consumo misto: 4,3 litros/100 km
Emissões de CO2: 113 g/km

* Dados do construtor

Preço: 22.938 euros (viatura ensaiada: 23.286 euros)

EQUIPAMENTO

Mecânica

ABS: Sim, com assistência à travagem
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais e de cortina à frente: Sim
Airbags de cortina atrás: Opção (464 euros)
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Apoios de cabeça frontais activos: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim, com controlo antipatinagem e assistência ao arranque em subida
Função Start/Stop: Não
Indicador de pneu vazio: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros traseiros escurecidos: Opção (246 euros)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão Start/Stop: Não
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar condicionado: Sim, manual
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala do interior ou por comando à distância na chave: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Não
Bancos em pele e aquecidos: Opção (906 euros)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17""
Rádio/CD com MP3: Sim
Conexão telefónica Bluetooth: Opção (303 euros)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura e profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção (195 euros)
Navegação por GPS: Opção (679 euros)
Regulador/limitador de velocidade: Opção (198 euros ou 306 euros do Pack Ride Confort, que inclui sensores de estacionamento traseiros)
Sensor de chuva: Opção (129 euros)
Sensor de luminosidade: Não
Sensores de estacionamento: Opção (incluídos no Pack Ride Confort, 306 euros)
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis bixénon: Opção (731 euros)

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