Barómetro
+ Preço face à concorrência, robustez, equipamento, espaço e luz a bordo, manobrabilidade, instrumentação intuitiva
- Pormenores de ergonomia, motor "morno" a baixa rotação, insonorização, comportamento em curva, bancos traseiros
Problemas
Prioridades
Visualmente, a mensagem não podia ser mais clara: o selector da tracção integral e das redutoras está ali mesmo à mão, como que num convite à sua utilização. Num carro com a filosofia do Pajero, este não é um comando que se use muito de vez em quando; é suposto ser uma ferramenta do dia-a-dia. Em conformidade, a caixa não se mete em reacções bruscas ou solicitações radicais do acelerador, o que dá fluidez em percursos complicados, mas revela-se uma chatice no asfalto quando queremos pôr os 200cv a trabalhar mais depressa. Aí, resta o comando sequencial.
Essencial
Se é para ir da quinta para o campo e deste para a fábrica, esqueça o que vem a seguir. Em qualquer outra ocasião, fique ciente de que a câmara de estacionamento traseiro (de série apenas nesta versão de topo) é um extra fundamental. O Pajero oferece boa visibilidade, mas as suas dimensões e a presença da volumosa caixa traseira onde se arruma o pneu suplente complicam o estacionamento. Com a câmara, continua a ser preciso dar aos braços, mas pelo menos sabemos por onde vamos.
Estranho
A última coisa que esperamos num carro deste tamanho é chocar com a mão no puxador quando vamos operar os comandos dos vidros ou ficar com o braço entalado se tentarmos chegar a alguma coisa que deixámos arrumado na porta... Mas é exactamente o que acontece aqui. Se a parte dos vidros se resolve com alguma habituação, não há maneira de alcançar o espaço lateral de arrumos sem abrir a porta. Neste aspecto da ergonomia e dos compartimentos para pequenos objectos, o Pajero claudica nitidamente.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 3200cc
Potência: 200cv às 3800 rpm
Binário: 441 Nm às 2000 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Traseira ou integral
Caixa: Automática, de cinco velocidades, com comando sequencial e redutoras
Suspensão: Independente, triângulos sobrepostos, à frente; independente, multilink, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 11,4 m
Travões: Discos ventilados à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 490,0 cm
Largura: 187,5 cm
Altura: 189,0 cm
Distância entre eixos: 280,0 cm
Peso: 2300 kg
Pneus: 265/60 R18
Capac. depósito: 88 litros
Capac. mala: 663 litros (215 com sete lugares)
Ângulo de ataque: 34,5º
Ângulo de saída: 22,2º
Ângulo ventral: 24,5º
Altura mínima ao solo: 205 mm
Passagem a vau: 700 mm
Prestações
Veloc. Máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1s
Consumo misto: 8,5 litros/100 km
Emissões CO2: 224 g/km
Preço: 73.200 euros
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags cortina: Sim (1.ª e 2.ª filas)
Airbag joelhos condutor: Não
Controlo de estabilidade: Sim
Assistência de arranque em subida: Sim
Controlo de tracção: Sim
Programa Electrónico de Estabilidade: Sim
Bloqueio do diferencial traseiro: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (4)
Vidros traseiros escurecidos: Sim (atrás)
Fecho central: Sim
Porta-luvas com refrigeração: Não
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (escamoteáveis)
Ar condicionado: Sim (automático à frente, manual atrás)
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Terceira fila de bancos: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim (com CD, Mp3, Bluetooth)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim (com altímetro e barómetro)
Estofos em pele: Sim
Bancos aquecidos: Sim
Bancos dianteiros com regulação eléctrica: Sim
Tecto de abrir: Sim (eléctrico)
Navegação por GPS: Sim (ecrã táctil)
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Não
Câmara de estacionamento traseiro: Sim
Indicador pressão dos pneus: Não
Faróis de xénon: Sim