Fugas - motores

Programa Toyota Eco Drive: O Prius de ligar à corrente chega em 2012

Por Luís Filipe Sebastião

Com a febre dos veículos eléctricos em alta, a Toyota mostra-se empenhada em melhorar a eficiência ambiental de toda a sua gama.

O Toyota Prius Plug-in, o modelo híbrido com sistema de carregamento eléctrico das baterias, vai começar a ser comercializado em 2012 no mercado europeu, como confirmou à Fugas o importador português da marca japonesa.

O Prius, que já vai na terceira geração (lançada em Maio de 2009), deverá chegar aos dois milhões de unidades vendidas neste Outono, a confirmarem-se as estimativas da marca nipónica. Mas, para além da actual fase de lançamento do Auris híbrido, a Toyota não quer ficar ao lado da anunciada revolução eléctrica e propõe alargar a versatilidade do Prius com a versão Plug-in. A nova proposta concilia o sistema híbrido (composto por um motor de combustão de 1.8 litros a gasolina e um eléctrico) com a possibilidade de carregamento externo das baterias, de forma a reforçar as capacidades de autonomia na variante de funcionamento exclusivamente eléctrico.

O futuro Plug-in permitirá uma condução totalmente eléctrica até uma velocidade de 100 km/h num percurso máximo de 20 quilómetros. No modo de funcionamento híbrido, a velocidade máxima será de 180 km/h e a potência combinada de 136cv. O consumo de combustível do sistema híbrido baixa para 2,6 litros por cada centena de quilómetros percorridos. A marca possui actualmente 600 veículos em testes, dos quais cinco nas estradas portuguesas.

O construtor nipónico está apostado em manter uma posição de relevo no cenário "pós-petróleo", prosseguindo com a sua política de desenvolvimento de veículos híbridos (Hybrid Synergy Drive) e do conceito de contenção de consumos e emissões (Toyota Optimal Drive). O programa Eco Drive assenta, para além dos veículos HSD (longas distâncias) e eléctricos (trajectos curtos), nos híbridos com pilha de combustível de hidrogénio.

O objectivo passa pelo lançamento, em 2015, de modelos movidos a electricidade produzida a partir da conversão energética do hidrogénio, embora este cenário dependa da instalação de uma rede de distribuição eficaz para abastecer os depósitos de alta pressão deste tipo de combustível, isento de emissões poluentes e que apenas liberta vapor de água. Os testes em curso baseiam-se no modelo todo-o-terreno Highlander e serão alargados, a partir deste ano, a uma centena de veículos pesados num programa de dois anos na Alemanha.

No campo dos veículos eléctricos a oferta residirá em pequenos citadinos (como o IQ) e veículos mais polivalentes. É neste contexto que se enquadra a parceria com a Tesla, para desenvolver um Rav 4 eléctrico. A marca de luxo do construtor japonês, a Lexus, vai acrescentar à actual gama híbrida (composta pelo RX 400h, LS600h e GS450h) o novo familiar compacto CT200h, apresentado no recente salão de Paris, prometido para Março de 2011.

Debaixo do conceito Toyota Optimal Drive, que visa reduzir emissões e aumentar a eficiência dos consumos, aplicável às motorizações a gasolina e diesel, chega também em Março do próximo ano o monovolume compacto Verso S, com as motorizações 1.33 Dual VVT-i, com 99cv, e 1.4 D-4D, de 90cv. Este bloco turbodiesel apregoa emissões de CO2 de 113 g/km e consumos médios de 4,3 l/100 km.

--%>