O novo Ford C-Max, que será lançado em Portugal na primeira quinzena de Novembro, substitui o modelo de 2003, renovado em 2007, e ganha uma nova carroçaria com 7 lugares, Grand C-Max, a juntar à de 5 lugares. As 2 variantes estreiam a nova plataforma global da Ford para o segmento C e poderão ter 2 novos motores a gasolina (1.6 Ecoboost de 150cv e 180cv) ou 4 a gasóleo (1.6 TDCi de 95cv e 115cv; 2.0 TDCi de 140cv e 163cv).
Haverá 2 níveis de equipamento: Trend (este só com os 1.6 TDCi de 95cv e 115cv) e Titanium, além de uma versão de lançamento, First Edition (Titanium com equipamento adicional). Os únicos preços já conhecidos são os dos C-Max e Grand C-Max First Edition 1.6 TDCi de 95cv, respectivamente, 27.570 e 31.530 euros.
A variante de 7 lugares deste monovolume do segmento C, embora tenha os mesmos motores que a versão de 5 lugares, difere em dimensões e versatilidade (2, 5, 6 ou 7 lugares) e foi pensada para famílias que, por vezes, necessitem de mais lugares. O banco do meio da 2.ª fila aloja-se sob o assento lateral esquerdo, criando um corredor que facilita o acesso aos bancos de trás, sem necessidade de remover cadeirinhas de crianças e possibilitando fácil circulação no habitáculo.
As portas traseiras do Grand C-Max são deslizantes, o que facilita as entradas e saídas, bem como a colocação das cadeiras de criança. No Grand C-Max, com a 3.ª fila rebatida cria-se um fundo plano; nas configurações de 6 ou 7 lugares, a mala reduz-se de 439 ou 475 litros (com kit de reparação de pneus) para 56 ou 92 litros.
O C-Max tem linhas desportivas, com o tejadilho a curvar para a traseira, dando ares de coupé; a frente é igual nas 2 variantes, mas as traseiras são distintas e o Grand C-Max tem o tejadilho mais direito para poder albergar os ocupantes da 3.ª fila. No interior, a disposição dos bancos traseiros e o espaço para os ocupantes difere, sendo o Grand C-Max mais versátil e funcional. No C-Max, pode-se rebater o banco central da 2.ª fila, deslizando os outros em diagonal para obter uma configuração de 4 lugares.
A largura das duas carroçarias é igual, 1858 mm, mas não as outras medidas: comprimento - 4380 mm (C-Max) e 4520 mm (Grand C-Max); altura - 1626 mm e 1684 mm; distância entre eixos - 2648 mm e 2788 mm. A capacidade do depósito de combustível também varia: 53 litros (C-Max) e 60 litros (Grand C-Max e versões do C-Max com motor TDCi 2.0).
Em estreia nos C-Max e Grand C-Max há um novo bloco Ecoboost 1.6, a gasolina, em versões de 150cv e 180cv, com injecção directa de alta pressão, turbo de baixa inércia e duplo controlo de abertura variável de válvulas. Isto permite não só uma redução até 20 por cento nos consumos e emissões face a motores de maior cilindrada e potência equivalente, mas também a disponibilidade do binário máximo de 240 Nm (270 Nm com overboost) numa ampla faixa e logo às 1600 rotações (1900 com overboost), proporcionando um comportamento similar ao de um motor a gasóleo.
Os blocos Duratorq 1.6 TDCi (95cv, 115cv) e 2.0 TDCi (140cv e 163cv) foram revistos, para melhorar as performances, consumos e emissões. Todos os motores vêm associados a uma caixa manual de 6 velocidades, havendo uma caixa automática PowerShift de dupla embraiagem e 6 relações para os motores 2.0 TDCi, que penaliza ligeiramente performances, consumos e emissões. Um sistema de vectorização de binário distribui a força dos motores às rodas dianteiras de forma variável, consoante as condições de condução e de piso, sendo muito útil em curva.
O nível de equipamento Trend tem de série airbags frontais, laterais e de cortina, ESP (controlo de estabilidade), aviso de colocação dos cintos de segurança para todos os bancos, vidros e retrovisores eléctricos, computador de bordo, rádio CD, ar condicionado e fecho central com comando à distância. O Titanium acresce climatizador, sensores de chuva e de luminosidade, sistema Ford sem chave e com botão de arranque, jantes em liga leve de 16 polegadas, auxílio ao arranque em subida, faróis de nevoeiro, cruise control, vidros escurecidos (5 lugares) ou barras de tejadilho (7 lugares), rádio CD com Bluetooth e tomada USB e sistema de aviso de perda de pressão dos pneus.
No lançamento e sem acréscimo de preço em relação ao nível Titanium, a First Edition oferece jantes me liga leve de 17 polegadas, sistema automático de estacionamento e chave inteligente, bem como sistema de navegação só para o Grand C-Max. Há ainda packs opcionais com itens como sensores de estacionamento, abertura eléctrica da mala ou sistema de detecção de ângulo morto.