Fugas - motores

Miriam Lago

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Suzuki Swift 1.2L VVT GLX: O pequenino está mais crescido

Barómetro

+ Preço, consumos, visual, espaço interior, caixa de velocidades, qualidade geral

- Motor pouco entusiasmante, suspensão indefinida, direcção hesitante a alta velocidade, portas complicativas, alguns materiais no interior

Funcional

Progressos

Em função da experiência com a geração anterior, o primeiro grande desafio do Swift era provar que a caixa de velocidades tinha evoluído. E evoluiu mesmo. De forma agradável, a caixa é curta, precisa e bastante rápida. Não chega para transformar o carro num campeão dos arranques porque o motor disponibiliza a potência de forma muito gradual, o que, naturalmente, ajuda a poupar combustível, mas retira grande parte da emoção para quem se senta ao volante.

Meio caminho

O Swift está mais confortável. E também está menos interessante. Fruto de uma suspensão que soa dura mas se mostra bastante elástica, o carro não é uma câmara de torturas para quem nele viaja. Só que também perdeu alguma da vivacidade que exibia em curva... E as agruras do piso depressa se fazem notar quando o alcatrão se degrada - se as irregularidades forem significativas, há ainda que contar com ruídos desagradáveis. Pena, porque a insonorização foi outro dos pormenores em que o carro melhorou bastante.

Simpático

A quantidade de espaços para arrumos que encontramos a bordo do Swift é muito simpática e dá lições de atenção ao consumidor que bem podiam ser aprendidas por outros construtores. Destaque para a generosa (dadas as dimensões do carro) área disponível na consola central, a que se juntam vários outros locais com capacidade para armazenar pequenos objectos. Um ponto negativo: nenhum destes espaços está forrado, pelo que há que contar com alguns ruídos.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1242cc
Potência: 94cv às 6000 rpm
Binário: 118 Nm às 4800 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Injecção de gasolina multiponto
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de cinco velocidades
Suspensão: Independente, estrutura McPherson, à frente; barra de torção, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Diâmetro de viragem: 10,4 m
Travões: Discos ventilados à frente, discos atrás

Dimensões

Comprimento: 385,0 cm
Largura: 169,5 cm
Altura: 151,0 cm
Distância entre eixos: 243,0 cm
Peso: 960 kg
Pneus: 185/55 R16
Capac. depósito: 42 litros
Capac. mala: 211 litros

Prestações

Veloc. Máxima: 165 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,3s
Consumo misto: 4,9 litros/100 km
Emissões CO2: 113 g/km

Preço: 15.300 euros

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim (à frente)
Airbags cortina: Sim
Airbag joelhos condutor: Sim
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão Start/Stop: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (aquecidos)
Ar condicionado: Sim
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim (com CD e MP3)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Estofos em pele: Não
Tecto de abrir: Opção (eléctrico; 800 euros)
Navegação por GPS: Não
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva: Não
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Sim (atrás)
Faróis de xénon: Não

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