Fugas - motores

Novo Suzuki Swift: Pequeno, seguro e económico

Por João Palma

O Swift é o primeiro veículo da Suzuki a obter 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. E logo pelos mais recentes e exigentes parâmetros. A isso alia um novo e económico motor a gasolina.

A 4.ª geração do Suzuki Swift foi lançada ontem, em Portugal. Vem substituir a de 2005, que foi renovada em 2007. O novo Swift tem versões de 3 e 5 portas, 4 níveis de equipamento (GA, GL, GL+ e GLX) e estreia um motor a gasolina de 1242cc e 94cv. Os preços começam nos 11.950 euros do Swift GA de 3 portas. No início de 2011, haverá uma versão aperfeiçoada do actual motor a gasóleo de 1248cc e 75cv.

Embora seja uma nova geração, é difícil, à primeira vista, distinguir entre o novo Swift e o que se vendia até ontem: há diferenças no desenho das ópticas da frente e traseiras, da grelha frontal e agora o fecho da mala bem como o tubo de escape não estão visíveis. O carro cresceu e mede 3850 mm de comprimento contra 3760 mm do anterior, 1695 mm de largura (1690 mm), 1510 mm de altura (1500 mm) e tem uma distância entre eixos de 2430 mm (2380 mm).

Transporta 5 pessoas e a mala tem 211 litros (811 com os bancos traseiros rebatidos). Apesar de ser maior e ter mais equipamento, o novo Suzuki é menos pesado que o anterior (945/1005 kg de tara mínima/máxima para 970/1030 kg nas versões de 3 portas a gasolina), nomeadamente devido ao facto de a carroçaria ser mais leve e mais rígida.

O motor 1.2L VVT a gasolina que se estreia no novo Swift tem 94cv às 6000 rotações e um binário máximo de 118 Nm às 4800 rpm. Este propulsor, segundo o construtor nipónico, tem médias de consumo 5,0 l/100 km e 116 g/km de emissões de CO2, das melhores entre carros com motor a gasolina do segmento B.

Estes valores baixam para 4,9 l/100 km e 113 g/km de CO2, se o carro trouxer sistema Start/Stop (disponível para o Swift GLX a gasolina com caixa manual de 5 velocidades). Um pormenor curioso é que, no nível GLX, pelo mesmo preço (14.500 euros, 3p; 15.300 euros, 5p), o cliente tem de optar entre ter vidros escurecidos e conexão Bluetooth ou sistema Start/Stop, não podendo ter tudo, mesmo pagando mais.

No início do ano, haverá uma versão com o actual motor a gasóleo de 1248cc, melhorado para reduzir os consumos e emissões. O motor a gasolina pode vir acoplado a uma caixa automática de 4 relações, que encarece o carro, origina consumos e emissões superiores e menores performances. Os travões são de discos ventilados à frente; e tambor (níveis GA e GL) ou disco maciço (GLX) atrás.

O Swift foi o primeiro veículo da Suzuki a obter a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP e logo de acordo com o novo esquema de pontuação: 94% na protecção dos ocupantes adultos (bons resultados nos impactos frontais, laterais e em especial contra o efeito de chicote no pescoço); 82% na protecção de crianças; 62% na protecção dos peões; e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.

De série e comum a toda a gama, o Suzuki Swift tem 7 airbags (frontais, laterais, cortina e de joelhos para o condutor), Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) com controlo de tracção, auxílio à travagem de emergência, fixações Isofix atrás, desactivação do airbag dianteiro e aviso de colocação dos cintos de segurança de condutor e passageiros.

O nível GA oferece ainda, entre outras coisas, vidros eléctricos à frente, volante regulável em altura, computador de bordo, tomada de 12V, abertura interior do depósito de combustível; o GL acrescenta ar condicionado manual, rádio/CD com portas USB e MP3, fecho centralizado com comando à distância, abertura eléctrica da mala, retrovisores eléctricos, regulação do banco do condutor em altura e bancos traseiros rebatíveis; o GL+ tem jantes em liga leve de 16 polegadas, vidros eléctricos atrás (5 portas), faróis de nevoeiro dianteiros e vidros traseiros escurecidos; o GLX, para além do já referido Start/Stop ou Bluetooth, adiciona climatizador, cruise control, volante regulável em profundidade, sensor de luminosidade e, no GLX com tecto de abrir (mais 800 euros), sensores de estacionamento traseiro. Estes sensores são opção nas outras variantes do nível GLX. O Swift não dispõe de sensores de chuva.

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