Nesta sua segunda edição, o concurso promovido pela revista especializada em automóveis Auto Motor voltou a premiar os segmentos mais significativos do mercado. Nos utilitários, o vencedor foi o Suzuki Swift 1.2 VVT GLX A-Stop, ao passo que o Toyota Auris híbrido se impôs também nos familiares compactos. Nos pequenos monovolumes, o Hyundai iX20 Blue Comfort 1.4 CRDi foi o eleito, enquanto o Ford Grand C-Max foi o melhor dos monovolumes médios. A carrinha vencedora foi a Skoda Superb Break 1.6 TDI Ambition Greenline e o Hyundai iX35 Blue Confort 1.7 CRDi o melhor SUV (Sports Utility Vehicle).
O Blue Auto inclui ainda a escolha dos leitores da revista Auto Motor que, entre os 23 carros a concurso, elegeram o Alfa Romeo Mito 1.4 MultiAir TCT Distinctive. O júri do concurso decidiu ainda atribuir duas menções honrosas. Uma para o sistema start/stop do novo Citroën C4, pela sua suavidade e funcionamento praticamente imperceptível para o condutor. Esta menção pretende ainda elogiar a democratização de dispositivos destinados a auxiliar o condutor a praticar uma condução mais económica, logo, mais "amiga" do ambiente.
A segunda menção honrosa foi para o Honda CR-Z, pela ousadia de lançar um modelo híbrido num segmento tão exigente e em que a racionalidade tende a estar ausente, como o é o dos desportivos, e também pelo que tal pode contribuir para mudar mentalidades e ajudar a perceber que todos os automóveis podem, e devem, respeitar ao máximo o ambiente.
Mais
Toyota Auris híbrido vencedor