Fugas - motores

Mais barato do que gasolina ou gasóleo

Por João Palma

Lançado em Março de 2010, com motores 1.0 e 1.2, a gasolina, o Chevrolet Spark dispõe agora de uma versão bi-fuel, a gasolina e a GPL (gás de petróleo liquefeito). Com os mesmos motores 1.0 e 1.2, um depósito de 24 litros de GPL aumenta a autonomia em cerca de 300 km. Face às versões a gasolina, há um acréscimo de 1500 euros, mas até 31 de Maio um desconto de 600 euros faz com que a versão de entrada, Spark 1.0 Bi-Fuel, custe 10.980 euros.

Movido a GPL, a potência do motor 1.0 passa de 68cv para 65cv e a velocidade máxima de 154 km/h para 148 km/h; em contrapartida as emissões de CO2 baixam de 119 g/km para 110 g/km, embora o consumo de GPL seja superior ao da gasolina - 6,8 l/100 km de GPL para 5,1 l/100 km de gasolina. No caso do motor 1.2, a velocidade máxima baixa de 164 km/h para 157 km/h, as emissões de CO2 reduzem-se de 119 g/km para 113 g/km e o consumo é de 7,0 l/100 km de GPL contra 5,1 l/100 km de gasolina.

Apesar do consumo de GPL ser superior, as emissões são inferiores, em especial no caso das partículas (mesmo em relação à gasolina). O GPL, um subproduto da produção de gasolina e gasóleo mas que também pode ser obtido a partir do gás natural, é o combustível fóssil menos poluente. Outro ponto a favor do GPL é ser um combustível de queima seca e completa, o que resulta numa maior durabilidade do motor (desde que devidamente adaptado).

O custo total de um veículo a GPL (preço de aquisição, manutenção e gastos em combustível) é geralmente vantajoso em relação a carros a gasolina ou a gasóleo. No caso do Spark Bi-Fuel, dependendo dos quilómetros percorridos, a diferença de preço face ao Spark a gasolina fica compensada ao fim de 1 ou 2 anos. Até porque os custos e os intervalos de manutenção (15.000 km ou um ano), bem como a garantia de fábrica (3 anos ou 100.000 km) são idênticos para ambas as versões.

A existência do depósito de GPL não afecta a capacidade da mala (170 litros), nem a classificação de 4 estrelas obtida pela versão a gasolina nos testes de segurança do EuroNCAP. Como ponto negativo do Spark Bi-Fuel o facto de, ao contrário do a gasolina, não poder ter controlo de estabilidade, nem sequer como opção.

O Spark Bi-Fuel tem os mesmos três níveis de equipamento com idênticos conteúdos da variante a gasolina: Spark e Spark LS, com o motor 1.0; Spark LT, com o motor 1.2. Em 2011, para ambas as versões, o equipamento de série existente foi reforçado com novos elementos como as jantes de liga leve de 14 polegadas no nível LS, o volante forrado a couro, no LT, a pega de abertura manual da bagageira e o controlo de iPod através do sistema áudio.

Os principais contras do GPL derivam da desactualizada lei portuguesa - há directivas da UE que aguardam transposição desde 2001. Na maioria dos países da UE, os carros a GPL são taxados de acordo com as emissões do GPL - em Portugal, são consideradas as emissões de gasolina; podem estacionar em parques cobertos até ao piso -1 - em Portugal, por alegadas questões de segurança, não. O facto é que os depósitos de GPL são em aço, suportam até 48 bar de pressão (o máximo atingível são 7,5 bar, o normal são 2-3 bar) e, em caso de acidente, várias válvulas de segurança fecham-se, não permitindo fugas.

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