Fugas - motores

340 cavalos em pele de cordeiro

Por David Andrade

O construtor das quatro argolas não perde uma oportunidade de juntar mais um desportivo à sua gama. Este pode ser pequeno em tamanho, mas é grande de alma.

Com chegada prevista a Portugal já para Abril, o RS3 Sportback pode não impressionar quem o vê por fora, mas por dentro todo ele é agressividade. E claro, há depois um pormenor que faz toda a diferença: o motor 2.5 TFSI de 340cv com um binário máximo de 450 Nm. Definilo numa palavra? Rápido. Em duas? Terrivelmente rápido. Defeitos? O preço de 69 mil euros previsto para Portugal.

340cv num cinco portas não é inédito. Mas nunca deixará de ser notícia. Produzido na fábrica da Audi de Györ, na Hungria, pela divisão Quattro, o RS3 utiliza o mesmo motor do TT RS, mas debaixo de uma carroçaria esteticamente "normal", inspirada na variante de cinco portas da berlina compacta da Audi, está um desportivo ansioso por ser levado ao limite. E foi isso mesmo que a FUGAS sentiu ao conduzi-lo nas sinuosas estradas da Côte d'Azur e no pára-arranca do trânsito de Monte Carlo.

O cocktail produzido pela Audi é explosivo. Como já é hábito na marca germânica, o motor não é um seis cilindros capaz de levantar questões sobre consumo e emissões, mas não é igualmente o esforçado quatro cilindros. O RS3 ficou-se pelo meio-termo: um cinco cilindros 2.5. A caixa automática de embraiagem dupla de 7 velocidades (S-tronic) -operável automática ou manualmente inclui patilhas no volante.

Os 1575 kg de peso do RS3 permitem cumprir a aceleração até aos 100 km/h em 4,6s e a velocidade máxima (limitada electronicamente) é de 250 km/h. Valores capazes de competir de igual para igual com o RS6, equipado com um V10 5.2 biturbo com "apenas" 580cv. Toda esta potência é colocada no asfalto graças à tracção integral quattro.

Segundo os alemães, o RS3 apresenta um consumo combinado de 9,1 1/100 km e emissões de CO2 de 212 g/km em ciclo combinado. No entanto, no percurso de condução realizado pela FUGAS, mesmo em condução "normal" o modelo apresentou valores de consumo próximos dos 12 l/100 km. Quando os 340cv são chamados a intervir e a falsa pele de cordeiro cai, então os números obviamente disparam.

A carroçaria é 25 mm mais baixa comparativamente à dos restantes A3 Sportback e os faróis de Xénon plus são propostos de série, tal como o sistema de regulação electrónica de suspensão ou o sensor de estacionamento traseiro.

Pensado para a faixa etária entre os 35 e os 45 anos, o RS3 está claramente concebido para famílias jovens e pais que não dispensam o conforto e espaço necessário para levar o filho ao infantário, mas que depois continuam a querer desfrutar de toda a adrenalina de um verdadeiro desportivo.

Com uma produção limitada a 2700 unidades, segundo foi anunciado pela Audi, o RS3 vai custar 49 mil euros na Alemanha, valor que o tornaria competitivo em Portugal. Mas no mercado português será necessário acrescentar a esse valor mais 20 mil euros. No entanto, mais libra, menos libra, no Reino Unido o sucesso do RS3 é já uma certeza: estão encomendadas 500 unidades.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor: 2500cc, 5 cil., TFSI
Potência: 340cv
Binário: 450 Nm às 1600 rpm
Transmissão: S-tronic de sete velocidades, operável automática ou manualmente
Veloc. máxima: 250 km/h (controlada electronicamente)
Aceleração 0 a 100 km/h: 4,6s
Consumo médio: 9,1 litros/100 km
Emissões de CO2: 212 g/km
Preço previsto: 69.000 euros

--%>