Fugas - motores

Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 2

Volkswagen Jetta 1.6 TDI DSG Highline: Desejo de emancipação

+ Comportamento dinâmico, caixa automática, equipamento, consumos

- Recuperações, alguns plásticos, posição do fecho centralizado, acesso à bagageira

À altura

Investimento

A transmissão automática DSG de sete velocidades tira bom partido do mais pequeno turbodiesel montado no Jetta. A função sequencial pode ser accionada nas patilhas do volante ou na alavanca na consola central. A caixa DSG, com um custo acrescido na ordem de mais 2500 euros, faz subir a factura, mas pode representar um bom investimento, quanto mais não seja em termos de comodidade. Os consumos anunciados, de 4,7 l/100 km no ciclo misto, não diferem muito dos 4,2 apontados para a versão com a tecnologia BlueMotion. Porém, neste caso, a diferença justifica-se não pela transmissão mas pelas jantes do nível Highline (maiores do que as de série nas versões Trendline e Confortline, de apenas 16 polegadas). Seja como for, os consumos registados no computador de bordo, com uma utilização exigente, andaram pelos sete litros.

Desafogada

A capacidade da bagageira do Jetta é de 510 litros, uma das mais generosas em viaturas do mesmo segmento. O transporte de cargas volumosas só estará limitado pela configuração do acesso à mala. Embora este não seja dos mais acanhados, muitas vezes constituiu o principal obstáculo na opção por este tipo de carroçarias. A distância ao solo também não ajuda. Seja como for, além de abrigar sob o piso uma roda sobressalente, em vez do cada vez mais comum kit de reparação, está facilitado o transporte de objectos compridos com a possibilidade de rebatimento dos bancos posteriores.

Alumiar caminho

As luzes de tecnologia xénon ainda não estão disponíveis no Jetta, mas a berlina alemã já dispõe de luzes diurnas e de alguns pacotes de iluminação que podem fazer a diferença. É o caso dos faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas, que custa 157 euros na versão Trendline e é de série nas restantes, que funciona como um sistema simplificado da iluminação activa em curva. Basta mover o volante e o farol ilumina o lado para onde está virado. Ao pacote Lights & Vision, que inclui os sensores de luzes e de chuva e os espelhos anti-encadeamento, de série na versão Highline, pode ainda ser associado o assistente de luzes de máximos (128 euros), que desliga de forma automática os máximos à aproximação de um veículo ou de uma área iluminada.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 105cv às 4400 rpm
Binário: 250 Nm entre as 1500 e as 2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: dianteira
Caixa: automática de 7 velocidades
Suspensão: independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora, à frente; independente, multibraços, com barra estabilizadora, atrás
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: discos ventilados, à frente; discos maciços, atrás

Dimensões

Comprimento: 464,4 cm
Largura: 177,8 cm
Altura: 148,2 cm
Peso: 1412 kg
Pneus: 205/55 R16
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 510 litros

Prestações

Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7s
Consumo misto: 4,7 litros/100 km
Emissões CO2: 123 g/km

Preço: 31.437 euros (versão ensaiada: 34.775 euros)

*Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com assistência à travagem
Airbags frontais: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags laterais traseiros: Opção (287 euros)
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelho para condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Programa Electrónico de Estabilidade: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala interior: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes de liga leve: Sim
Rádio CD: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Sim
Bancos dianteiros eléctricos: Não (apenas nos bancos em couro)
Estofos em pele: Opção (2450 euros)
Bancos aquecidos: Não (apenas nos bancos em couro)
Tecto de abrir: Opção, (853 euros)
Navegação por GPS: Opção (desde 429 euros)
Telefone integrado: Opção (desde 247 euros)
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Sim
Faróis de nevoeiro: Sim
Faróis de xénon: Não
Lava Faróis: Opção

--%>