Já está à venda a nova geração do Audi A6, que refina e melhora as qualidades do seu antecessor. Mais leve 30 kg, graças ao uso de alumínio na carroçaria e na estrutura, com um novo design que lhe confere um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,26, a nova berlina A6 propõe, para já, duas motorizações a gasolina e três a gasóleo, com preços que vão dos 50.950 euros (2.0 TDI, 177cv) até aos 79.950 euros (3.0 TFSI, 300cv).
Pub
Os motores a gasolina são: 2.8 V6 TFSI com 204cv, tracção dianteira e caixa automática Multitronic de 8 relações (60.200 euros) ou com tracção integral quattro e caixa Stronic de 7 relações (64.600 euros) e 3.0 V6 TFSI com 300cv e caixa Stronic. A oferta a gasóleo inclui: 2.0 TDI com 177cv e caixa manual de 6 velocidades, o 3.0 V6 TDI com 204cv, com caixa Multitronic na variante com tracção dianteira (61.200 euros), ou caixa Stronic, na versão com tracção integral quattro (65.600 euros) e o 3.0 TDI 245cv, Stronic, quattro (75.950 euros). Em Junho, haverá uma versão do 3.0 TDI 204cv com caixa manual de 6 velocidades e outra do 2.0 TDI 177cv com caixa Multitronic. Em Setembro será lançada a carrinha Avant e em 2012 a versão crossover, Allroad.
O novo A6 tem melhores consumos do que a anterior geração, em especial com os motores a gasóleo, em que se destaca o 2.0 TDI de 177cv, com médias de 4,9 l/100 km de consumo, 129 g/km de emissões de CO2 e velocidade máxima de 228 km/h. Mas mesmo as variantes do motor 3.0 V6 TDI têm consumos de 5,2 l/100 km (com 204cv) ou de 6,0 l/100 km (com 245cv). Todas as versões dispõem de função de paragem e arranque automáticos do motor (Start & Stop).
Esta berlina premium tem 4,92m de comprimento, 1,87m de largura e 1,46m de altura. O habitáculo é espaçoso para os 5 ocupantes e a bagageira tem 530 litros. Tanto em termos de conforto, como de segurança ou de performance, o novo Audi A6, que tem a mesma plataforma que o A7 Sportback, apresenta de série ou como opção os mais recentes equipamentos e tecnologias disponíveis no grupo Volkswagen.