Fugas - motores

Novo Kia Picanto: Versátil e despachadinho

Por José Augusto Moreira

Mudança radical de visual, mais comprimento e distância entre eixos. Um carro novo que terá ainda uma versão de três portas e um motor a GPL.

Se há casos em que o tamanho conta, no que ao novo Kia Picanto diz respeito contam também a qualidade de vida a bordo e a economia, que é como quem diz os níveis de equipamento, consumo e preço. O pequeno citadino foi totalmente remodelado, pelo que bem se pode falar de um novo carro, que além da radical alteração estética ganhou também um pouco mais de espaço interior e novos itens de conforto e segurança. Novidades absolutas são também uma carroçaria de três portas, num estilo mais jovem e desportivo, e um motor alimentado a GPL.

A Kia estima que, fruto do efeito combinado da crise económica e da crescente concentração urbana, o segmento dos pequenos citadinos irá crescer na ordem dos 2,4 milhões de unidades anuais durante os próximos seis anos e espera captar boa parte dessa clientela para o novo Picanto, que será vendido em todo o mundo. O entusiasmo com que encaram o futuro decorre do desempenho da marca nos anos mais recentes. Mesmo com a crise que, a partir de 2008, atingiu em cheio o sector automóvel, o grupo Hyundai/Kia tem tido um rápido crescimento. Nos últimos seis anos mais do que duplicou a produção, tendo atingido, no ano passado, 5,5 milhões de veículos, o que fez da empresa o quarto construtor mundial, atrás de Toyota, Wolkswagen e General Motors e à frente da Ford.

Versátil e despachadinho, o novo Picanto ganhou também um pouco mais de espaço interior, não só porque o carro cresceu em comprimento (60 mm) mas porque aumentou também um pouco a distância entre eixos. O resultado faz com que seja agora um tudo nada mais fácil acomodar os joelhos dos passageiros traseiros. A mala ganha ainda alguma capacidade, uma vez que o carro é agora também um pouco mais alto. Com as mudanças baixou ainda a resistência aerodinâmica.

A estética segue a linha de renovação encetada com o Kia Soul e que foi continuada nos modelos Venga e Sportage. De aspecto bem mais dinâmico, o carro é agora marcado por uma vincada linha de cintura, que evolui em cunha da frente para trás. Os responsáveis pelo design da marca falam até em buldogue, para caracterizar o conjunto formado pela dupla grelha, faróis e pára-choques frontal. Todos os carros têm agora um pequeno spoiler traseiro e a versão de três portas terá ainda ligeiras modificações, tanto à frente como atrás, com o objectivo de lhe conferir um aspecto mais desportivo.

Nos motores, passam a estar disponíveis três versões. Uma de 1.0 litro e três cilindros com uma potência 69cv, para funcionar a gasolina; outra com o mesmo bloco preparada para funcional principalmente a GPL e debitando uma potência de 82cv; uma terceira unidade 1.2 e quatro cilindros, que atinge os 85cv. No caso da versão a gás, o carro vem equipado também com um depósito de gasolina de 10 litros que permite percorrer até 150 km depois de se acabar o GPL.

Para a Europa o Picanto vem equipado de série com sistema ABS, distribuição electrónica da força de travagem e sistemas de assistência à travagem de emergência. No capítulo da segurança, é possível optar também pelo controlo electrónico de estabilidade (ESC) e o sistema de gestão de estabilidade do veículo (VSM) que compensa activamente a sobreviragem ou a subviragem, intervindo para corrigir a direcção. De série em todos os modelos também o sinal de travagem de emergência, que alerta os condutores que seguem atrás quando o carro diminui rapidamente de velocidade.

Ainda no que respeita ao equipamento é possível ter no Picanto alguns elementos pouco comuns neste segmento. É o caso do ar condicionado automático, botão de arranque/paragem do motor, tomadas iPod e USB, sistema Bluetooth® com reconhecimento de voz, sensores de estacionamento traseiros, ou o sistema de auxílio ao arranque nas subidas.

A marca destaca como atractivo os baixos níveis de consumos e de emissões poluentes: 4,2 e 4,5 litros de gasolina para os motores 1.0 e 1.2, respectivamente, e 5,9 no caso da propulsão GPL, são os valores anunciados. As emissões são de 95, 99 e 109 g/km, respectivamente.

Com três níveis de equipamento (LX, EX e TX), o preço de entrada é de 9.190 euros para a versão com motor 1.0, que começa a ser comercializada já no próximo mês. As versões GPL, 1.2 e com carroceira de três portas só vão estar à venda a partir de Outubro.

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