As estimativas realizadas pelo Gabinete de Apoio à Mobilidade Eléctrica (Gamep) apontam para um custo final de 5,40 euros por cada 100 quilómetros num carro eléctrico, já incluindo as despesas com a aquisição da energia, disse ao PÚBLICO o coordenador do Gamep, João Dias. Já o carregamento à noite ficará por cerca de metade daquele valor, totalizando dois euros por cada 100 quilómetros.
O objectivo é incentivar o carregamento durante a noite, para retirar o máximo aproveitamento das energias renováveis (nomeadamente eólica), e encarar os pontos rápidos apenas como complemento ao sistema. Estes últimos representam um investimento "dez vezes mais elevado" e permitem carregar uma bateria em 20 a 30 minutos, enquanto os normais demoram seis a oito horas.
Os preços que foram agora divulgados, e que se aplicam até ao final do próximo ano, têm como objectivo tornar "atractivo" o mercado da mobilidade eléctrica durante uma primeira fase, sublinha o responsável do Gamep, organismo que coordena a instalação da rede de abastecimento eléctrico e todo o processo de operacionalização da nova infra-estrutura.