Fugas - motores

Porsche Panamera Diesel: Mais um recordista de consumos

Por Aníbal Rodrigues

Depois de na semana passada ter apresentado o carro mais económico da história da Jaguar, agora a Fugas descreve-lhe o Porsche com os consumos mais baixos de sempre. Uma tendência cada vez mais forte da indústria automóvel

Num modelo de filosofia Gran Turismo, a Porsche prefere salientar a capacidade que o novo Panamera Diesel tem para percorrer grandes distâncias - 1200 quilómetros com um só depósito (de 80 litros) - garantem. Mas nesta época de verdadeira corrida ao corte nos consumos e emissões poluentes, o Panamera Diesel entra também para a história como o Porsche de série mais económico de sempre.

Se for equipado com pneus de baixa resistência ao rolamento, opcionais, gasta 6,3 l/100 km, a que equivalem 167 g/km de emissões de CO2. Com pneus normais, estes valores sobem para 6,5 l/100 km e 172 g/km de CO2. A função Auto Start-Stop (desliga e liga o motor em paragens, como semáforos, por exemplo) é de série no Panamera Diesel, contribuindo também para a obtenção destes níveis de consumos.

O motor utilizado pelo Panamera Diesel é o mesmo que se encontra sob o capot do Cayenne Diesel que, por seu turno, inaugurou esta recente linhagem de modelos da marca alemã a gasóleo. Trata-se de um turbodiesel 3.0 V6 fornecido pelo grupo Volkswagen. No caso do Panamera, debita 250cv de potência (mais 5cv do que no Cayenne). Já o binário máximo é de 550 Nm nos dois modelos.

Como seria de esperar, as prestações do Panamera Diesel estão longe da fogosidade de outros Porsche. Acoplado a uma caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, esta berlina de tracção traseira acelera de 0 a 100 km/h em 6,8s e atinge 242 km/h de velocidade máxima. Ou seja, se exceptuarmos o Cayenne, que é um SUV (Sports Utility Vehicle), o Panamera Diesel é o mais lento de toda a gama Porsche, que inclui ainda os modelos Boxster, Cayman e 911 (três desportivos que apenas dispõem de motores a gasolina).

Considerando o Panamera Diesel com pneus normais, por exemplo, ele é apenas mais económico 0,6 litro do que o Panamera S Hybrid, que gasta gasolina. Porém, as performances deste último modelo são bem melhores, rubricando 6,0s na medição de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 270 km/h. Talvez ciente da desvantagem do Diesel a nível de performances - numa marca mundialmente famosa precisamente por este aspecto -, a Porsche teve o bom senso de o tornar na versão mais acessível da gama Panamera. Custa 104.229 euros - uma miragem para a esmagadora maioria dos portugueses -, e estará disponível a partir do próximo mês de Agosto.

--%>