Chamar utilitário ao Opel Corsa OPC Nürburgring Edition não faz sentido. Com 210cv de potência e um binário máximo de 280 Nm, esta edição especial limitada a 500 unidades acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2s e atinge uma velocidade máxima de 230 km/h. O Corsa mais potente de sempre será comercializado em Portugal a partir de Setembro.
O aumento de potência do Corsa OPC Nürburgring Edition (criado para sublinhar a relação da Opel com o mítico circuito alemão) face ao Corsa OPC "normal" é conseguido através de alterações na gestão electrónica do motor 1.6 Turbo e do turbo, passando de 192cv para 210cv. Também o binário máximo sobe de 230 Nm (266 Nm com overboost) para 250 Nm (280 Nm com overboost).
Para melhorar a tracção, esta edição especial está equipada com diferencial autoblocante mecânico de discos múltiplos, uma solução importada dos automóveis de competição. O chassis também foi modificado, com redução da altura ao solo, e a suspensão consiste em novos conjuntos de mola/amortecedor desenvolvidos em parceria com os especialistas da Bilstein. O sistema de travagem Brembo adoptado para este modelo inclui discos dianteiros de baixo peso e ABS. Os controlos de tracção e de estabilidade também foram adaptados para corresponder às exigências de condução deste desportivo com "sangue na guelra".
Tudo isto se traduz em prazer de condução que associa a velocidade e a precisão do comportamento dinâmico ao ruído produzido pelo novo sistema de escape de elevado rendimento.
Quanto ao visual, para o Corsa OPC Nürburgring Edition estão disponíveis duas novas cores exclusivas: verde Grasshopper e vermelho Henna. Este modelo tem novas jantes em alumínio de 18 polegadas, pintadas de cinza escuro brilhante, que recebem pneus desportivos largos e de baixo perfil (225/35 R 18 V), um spoiler dianteiro e ponteira dupla de escape em aço inoxidável.
No interior, nas embaladeiras e nos bancos dianteiros Recaro está inscrito o logótipo Nürburgring a preto e vermelho. Os forros dos bancos, do travão de mão e da alavanca da caixa de velocidades apresentam pespontos decorativos a branco; e a armação central do volante tem acabamento em preto lacado.
Opel Astra GTC
Se em relação ao Corsa OPC Nürburgring Edition a Opel já revelou algumas informações, no que se refere ao Astra GTC só levantou uma pontinha do véu, confirmando que esta variante desportiva de 3 portas e 5 lugares do seu modelo do segmento C entrará em produção e que tem estreia mundial em 15 de Setembro, no Salão Internacional de Frankfurt. O fabricante alemão promete revelar todos os pormenores deste carro, baseado no protótipo GTC Paris, no próximo dia 7 de Junho, aceitando encomendas a partir dessa data.
Sabe-se que o modelo definitivo tem linhas quase idênticas ao GTC Paris, apresentado no último salão automóvel da capital francesa, residindo as diferenças principais nas jantes e no desenho dos pára-choques. De momento, só há imagens virtuais, mas já estão a ser testados em estrada protótipos deste veículo compacto de 3 portas e 5 lugares com um desenho mais desportivo do que o Astra de cinco portas.
Esta nova variante será dotada da mais recente tecnologia Opel, nomeadamente sistema de iluminação adaptativa, luz diurna em LED, mas tem características únicas em termos de chassis que o diferenciam do Astra normal. Algumas versões terão discos de travão dianteiros ventilados e perfurados. O protótipo trazia um motor 2.0 de 4 cilindros sobrealimentado e de injecção directa, a gasolina, com 290cv de potência.