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Fernando Veludo/N Factos

Aprilia Scarabeo 125 ie: Invista no seu tempo

Por Alberto Pires

A recente possibilidade de conduzir uma moto de 125cc até 15cv apenas com carta de condução automóvel está a criar novos motociclistas. A Fugas experimentou a Aprilia Scarabeo 125 ie em ambiente urbano

A Scarabeo é um ícone da modernidade italiana. Desenhada em 1990 por Giuseppe Ricciuti, só foi apresentada em 1993, mas rapidamente se tornou na scooter mais vendida em Itália, estabelecendo um novo padrão estético e funcional. As rodas altas, a plataforma plana e o design original acabaram por fazer escola, sendo clara a sua influência noutras marcas. Foram produzidas até hoje mais de 750.000 unidades.

Nascida com 50cc, nos últimos anos foi sendo proposta com outras cilindradas, satisfazendo a procura até aos 500cc ao longo de sete modelos diferentes. A versão 125 ie é a que melhor se ajusta ao mercado nacional, tanto pelas suas características dinâmicas como pela possibilidade de constituir uma alternativa de mobilidade para todos os automobilistas, já que pode ser conduzida apenas com carta de condução automóvel.

A cidade é o ambiente da scooter por excelência. O espaço de bagagem dissimulado, a protecção implícita oferecida pelas suas formas e a facilidade proporcionada pela transmissão automática converteram-na na solução inteligente de mobilidade urbana, oferecendo assim muito mais do que a já assumida liberdade de movimentos, rapidez e economia próprias das duas rodas.

A Scarabeo é uma scooter de última geração, estando dotada das mais recentes soluções técnicas ao nível do motor e ciclística. A unidade motriz é refrigerada a água, tem quatro válvulas e está equipada com injecção electrónica, disponibilizando dois modos de gestão, permitindo ao utilizador escolher a modalidade mais adequada à situação. No modo Eco a prioridade é a redução do consumo de combustível, enquanto no modo Sport o sistema optimiza as performances.

Ciclisticamente distancia-se da fragilidade associada às scooters. A forquilha dianteira tem 35 mm de diâmetro e monta dois amortecedores na traseira, o que associado às jantes de 16 polegadas lhe confere uma solidez e estabilidade próprias de uma moto de maior cilindrada. A travagem está assegurada por discos em ambas as rodas, montando na frente um de 260 mm assistido por pinça de triplo pistão paralelo, e um mais pequeno na traseira com 220 mm.

O arranque eléctrico é instantâneo, a aceleração pronta e a agilidade é a que se espera. O banco podia ser mais macio mas o formato não condiciona a posição de condução, permitindo que cada um escolha a ideal. As vibrações são muito reduzidas e a imagem proveniente dos espelhos é nítida. A diferença na aceleração entre o modo Eco e o Sport não é acentuada, justificando-se assim os 7 por cento reclamados de poupança de combustível sempre que não haja pressa.

O consumo em condução despreocupada na cidade ronda os 3,5 litros, um valor que podemos considerar bom. Nas vias rápidas acompanha sem dificuldade os momentos de maior fluidez, o pequeno pára-brisas é eficaz, protegendo bastante o corpo, e o ponteiro do velocímetro progride até aos 120 km/h. A travagem surpreende pela eficácia. A "manete" direita acciona o travão dianteiro e a esquerda os travões de ambas as rodas, já que a Scarabeo está equipada com sistema integral de travagem. É um sistema de grande utilidade, sobretudo para os menos experientes, já que proporciona uma travagem potente sem desequilibrar o conjunto.

A Scarabeo está disponível em preto, branco, azul e em cinza. O imenso sucesso que conquistou em Itália teve como consequência uma enorme oferta de acessórios para a sua personalização. Se visitar o site www.apriliascarabeo.com encontrará inúmeras opções para aumentar a capacidade de transporte, protecção e segurança, além de vestuário específico.

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