Fugas - motores

Ford Focus 1.6TDCi 115cv Titanium First Edition: O mais bem equipado do segmento

Por João Palma

O carro é confortável, fácil de conduzir e vem recheado de equipamento que é mais comum encontrar-se em veículos de segmentos superiores. É um carro médio com ambições...

O novo Ford Focus promete vir a dar muitas dores de cabeça à concorrência, no competitivo segmento C. De acordo com a política seguida ultimamente pela Ford, no lançamento do Focus, as quatro motorizações (duas a gasolina e outra tantas a gasóleo) que deverão ser mais procuradas têm o nível de equipamento First Edition, isto é, o nível superior Titanium mais extras, sem custos adicionais. A Fugas conduziu a versão de 5 portas e 5 lugares do Focus First Edition 1.6 TDC1 com 115cv, a gasóleo, que custa 27.560 euros.

Os únicos extras do carro que nos disponibilizaram eram a pintura metalizada (415 euros) e o rádio Sony (350 euros), com o equipamento de série a pedir meças ao de veículos de segmentos superiores. Entre vários outros itens, a lista inclui bancos em tecido e pele, com os da frente aquecidos e o do condutor com regulação eléctrica, climatizador duplo, retrovisores externos com rebatimento automático, jantes em liga leve de 17 polegadas, vidros escurecidos, chave inteligente e arranque por botão, sistema Start/Stop e grelha dianteira activa (para redução de consumos), cruise control, auxílio ao arranque em declive, sistema automático de estacionamento longitudinal e detector da deflação dos pneus.

Para além disso, estão ainda disponíveis pacotes de equipamento opcional, como, por exemplo, o Pack Driver Plus (1200 euros), que inclui sistemas de aviso de saída involuntária da faixa de rodagem, de accionamento automático dos máximos, de detecção de ângulo morto, de reconhecimento dos sinais de trânsito e de travagem activa em cidade. Em suma, coisas que são mais comuns em carros de segmentos superiores.

O Ford Focus que a Fugas conduziu trazia a versão mais potente do bloco 1.6 TDCi, a gasóleo, com 115cv e, sem termos experimentado a variante de 95cv, ainda assim parece-nos valer a pena despender os mil euros que custam os 20cv adicionais. O propulsor de 115cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades, tem um comportamento equilibrado, oferecendo a potência suficiente para, mesmo com o carro carregado, efectuar ultrapassagens, recuperações e atacar subidas mais acentuadas sem grande esforço.

A resposta às manobras do volante é precisa e a condução é confortável, para o que contribui uma suspensão macia q.b., que não compromete o comportamento em curva. O ESP, programa de estabilidade, inclui controlo em curva. De realçar a razoabilidade dos consumos - num percurso misto que incluiu condução em cidade e, por vezes, cinco ocupantes (quatro adultos e uma criança e respectiva cadeirinha), contas feitas, a média de consumos cifrou-se em 5,5 l/100 km.

Num carro bem equipado, como este Ford Focus, nota-se a ausência de travão de estacionamento eléctrico. Isso é parcialmente compensado pelo sistema de auxílio ao arranque em declive. Curiosamente, o travão de mão manual está colocado mais junto do condutor do que a alavanca da caixa de velocidades.

As marcas automóveis, todas elas, parece que se dedicam a um jogo do tipo "Onde está o Wally", com pormenores menos conseguidos que o utilizador tem de tentar descobrir e a Ford não é excepção. Num carro do segmento C, com aspirações a mais em termos de equipamento (inclusive no capítulo da segurança), os travões traseiros são de tambor e não de disco!

Também o aproveitamento do espaço interior não corresponde às dimensões externas. Há espaço q.b. para cinco adultos (ou quatro mais uma criança e a respectiva cadeirinha), mas faltam compartimentos abertos, em especial à frente, onde se possam depositar pequenos objectos. Os 363 litros de capacidade da bagageira são conseguidos à custa da inclusão do famigerado e não recomendável kit de "reparação" de pneus. Com um pneu de dimensões normais ou um de emergência, o volume da mala baixa para, respectivamente, 277 ou 316 litros.

Barómetro

+ Nível de equipamento e possibilidade de se optar por itens inéditos no segmento, conforto e segurança de condução, preço competitivo

- Travões de tambor atrás; kit de "reparação" de pneus (no modelo ensaiado); poucos espaços para objectos

Visão a 360º

Com 4,36 metros de comprimento não é um carro pequeno, mas na cidade pede meças a muitos citadinos pela facilidade de condução e arrumação. Para além de dispor de um sistema de estacionamento automático no sentido longitudinal (em ambos os lados), tem sensores à frente e atrás, que emitem sinais sonoros. Acresce que, quando se engata a marcha-atrás, ou, premindo um botão, ao deslocar-se para a frente até 15 km/h, no ecrã central, por cima da consola, aparece a imagem de um carro com indicação gráfica da proximidade dos obstáculos. Isto é, desde que haja um mínimo de espaço, é fácil arrumar o carro (mesmo sem recorrer ao sistema de estacionamento automático) ou circular por vias muito estreitas sem risco de colisões.

Muito completo

Os carros disporem de computador de bordo tornou-se normal. Também é normal estes indicarem o consumo instantâneo, a média de consumo, a velocidade média, a autonomia, a temperatura exterior e o total de quilómetros percorridos pelo veículo. O que já é menos usual é que esses dados sejam fornecidos em simultâneo e com fácil leitura, como é o caso do Ford Focus. Estas informações, complementadas com a indicação de mudança adequada a utilizar e por um sistema Start/Stop, de paragem e arranque automático do motor (por exemplo, nos semáforos ou no pára-arranca citadino), contribuem para uma boa gestão da condução e economia de consumos.

Parece o cockpit de um avião...

É paradoxal, mas com todas estas informações que contribuem para a facilidade de condução, a profusão de botões no painel de instrumentos da consola central e as múltiplas patilhas sob o volante fazem com que o posto de condução do Ford Focus mais pareça o cockpit de um avião. Além de serem de manuseio difícil e não intuitivo, tantos comandos podem distrair a atenção do condutor, quase que se tornando necessário um co-piloto.

Espaços precisam-se

O Ford Focus é um carro familiar, mas o aproveitamento do espaço interior poderia ser melhor. Nota-se a falta de compartimentos abertos, em especial à frente, onde condutor e pendura possam depositar toda a parafernália que convém ter à mão (garrafas de água, chave, carteiras, telemóveis, moedas, etc., etc.). É verdade que, sob o apoio de braços central, existe um espaço onde cabe muita coisa, mas que não é muito prático para colocar objectos que tenham de estar facilmente acessíveis.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa de gasóleo por conduta comum, turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; multibraços, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,0m
Travões: Discos ventilados, à frente com 278 mm; tambores com 228 mm, atrás

Dimensões

Comprimento: 4358 mm
Largura: 1823 mm
Altura: 1484 mm
Peso: 1344 kg
Pneus: 215/50 R17 95W
Capac. depósito: 53 litros
Capac. mala: 363 litros (com kit de reparação de pneus)

Prestações*

Velocidade máxima: 193 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9s
Consumo misto: 4,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 109 g/km

* Dados do construtor

Preço: 27.560 euros (viatura ensaiada, 28.325 euros)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pneu vazio: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático, de duas zonas
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Sim, no comando
Bancos: Em pele e em tecido (com ajuste eléctrico do banco do condutor e dianteiros aquecidos)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim (com Bluetooth e ficha USB)
Comandos áudio no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Acessório
Tecto de abrir eléctrico: Opção (600 euros)
Navegação por GPS: Opção (900 euros)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, à frente e atrás
Sistema de estacionamento automático: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não (opção incluída no Pack LED, 800 euros)

--%>