Esta meteorologia bipolar guardou alguns dos seus piores dias para acolher um carro que adora o sol. Conduzir um descapotável quando está a chover é uma tarefa ingrata. Para quem se senta atrás do volante e para o próprio carro. Andar pela estrada, de cabelos ao vento, é uma das imagens mais comuns da ideia de evasão, de liberdade. Quando temos carro para isso mas os céus insistem em despejar-nos chuva e granizo em cima, então instala-se a frustração.
Será por isso que, antes de poder usufruir da excelência mecânica do novo BMW 640i Cabrio, a primeira sensação é logo negativa: entrar no carro com a capota colocada exige alguma ginástica e uma coreografia bem ensaiada. Depois de sentados, o que era desconforto transforma-se em ergonomia. Isto é um verdadeiro posto de comando, com todos os manípulos e botões ao alcance da mão (e são muitos, nomeadamente se nos aventurarmos pela longa lista de extras disponíveis). O volume da consola central impressiona (e complica) ao princípio, mas depois habituamo-nos e passa a ser parte do casulo que nos envolve enquanto conduzimos.
E essa é a primeira sensação gratificante. Numa pausa dos aguaceiros, baixa-se a capota e conseguimos perceber que este será dos melhores carros do seu género em termos de insonorização e aerodinâmica. A 120 km/h na auto-estrada, não é preciso elevar a voz para conversar com a pessoa do lado e isto mesmo sem utilizar o deflector que está na bagageira (quando colocado, anula os dois lugares traseiros). Estes, sem deslumbrarem, acabam por ser bastante mais utilizáveis do que os de outros modelos do género, o que se percebe se tivermos em conta que, depois do cabrio, o próximo série 6 será um coupé. Mais uma vez, o acesso com a capota levantada pode transformar-se num bailado pouco gracioso...
À vantagem de ter dois lugares atrás junta-se o facto de a bagageira ser, também ela, razoável. Como a frente do modelo é enorme, facilmente se percebe que estamos perante um carro bastante comprido. São quase cinco metros, o que, num descapotável, parece contraproducente... É uma análise absolutamente pessoal, mas a liberdade de movimentos, a simplicidade de processos e a facilidade da vida que esperamos de um descapotável não se coadunam com esta inflação de centímetros.
Adiante. Debaixo do capô está um propulsor de seis cilindros em linha e 3 litros de capacidade, capaz de debitar 320cv de potência e com um binário fantástico de 450 Nm e fantástico porque está disponível logo a partir das 1300 rotações. Tudo isto, mais uma excelente caixa automática de oito velocidades -leva-nos dos 0 aos 100 km/h em 5,7s e permite uma velocidade máxima (limitada electronicamente) de 250 km/h.
Espantosamente, a marca anuncia consumos da ordem dos 7,9 litros aos 100 quilómetros. Tudo bem, o carro é económico, mas para conseguir números destes e perante o descrito anteriormente teríamos de retirar todo o sangue das veias e substituí-lo por groselha... Só a título de exemplo, o teste da Fugas terminou com 15,5 l/100 km.
É que a tentação de acelerar é grande. A direcção mostra-se muito comunicativa; a suspensão adapta-se a tudo o que queiramos fazer na estrada (há quatro modos de condução seleccionáveis na consola central); os travões não desmerecem. O comportamento do carro é excelente e descobrir os seus limites está para lá da capacidade do condutor em estrada seria tarefa para um piloto em pista.
Depois há pormenores francamente interessantes, como os comandos do óculo traseiro (que abre e fecha como um vidro normal) e o que opera todos os cinco vidros ao mesmo tempo. Outros irritantes, nomeadamente a colocação da patilha de abertura do capô em rota de colisão com o pé quando saímos do carro. E, finalmente, há os "pormenores" incontornáveis de estarmos perante um carro de elite. Preço acima dos 100.000 euros e uma extensa lista de extras que pode atirar a conta final para perto dos 130.000.
Resta esquecer tudo isto e baixar a capota. Não é a mais rápida do mundo (19s para abrir, 24s para fechar) nem a mais prática (é preciso ficar a carregar no botão o tempo todo) e o carro é, realmente, muito grande. Mas o sol voltou a aparecer.
Barómetro
+ Visual, argumentos mecânicos, lugares traseiros e bagageira utilizáveis, insonorização, qualidade geral
- Dimensões, capota algo lenta, "impossibilidade" de aproximar aos consumos anunciados, preço, longa lista de extras a pagar à parte
Difícil
Como o posto de condução é baixo e toda a silhueta do modelo é muito esguia, naturalmente andamos perto do chão. Entrar para os lugares dianteiros (e para os traseiros, já agora) com a capota levantada pode ser um exercício complicado. Para mais, o volume dos bancos e o próprio desenho interior contribuem para complicar a tarefa. Quando se baixa a capota, toda esta argumentação vai pelos ares.
Razoável
Os dois lugares traseiros, como é tradição neste tipo de carros, são completamente secundarizados em relação aos dianteiros. Ainda assim, permitem que adultos aí viajem, desde que em percursos não muito longos. As costas são muito direitas e o afundamento do banco obriga a levantar os joelhos, mas são dois lugares a sério, o que nem sempre se pode dizer nestes casos. A meio, nas costas dos assentos, prolongando a consola central, há uma abertura com ligação à bagageira que permite transportar objectos mais compridos, como esquis.
Impecável
A capota de lona é muito boa. Não oferece a mesma latitude de utilização das capotas rígidas, mas mostra-se competente a filtrar os ruídos e imune a vibrações. Mas é na configuração descapotável que a aerodinâmica do 640i ganha particular brilho: mesmo em autoestrada, é perfeitamente possível manter uma conversa normal ou ouvir rádio com o volume controlado. Deve ser difícil alguém fazer melhor.
Completo
Confort, Normal, Sport e Sport +. É possível seleccionar qualquer destes quatro modos de condução accionando um comando na consola central, com reflexos nos compromissos da suspensão, nas relações de caixa, na sensibilidade do acelerador e da direcção e na afinação das ajudas electrónicas. É um elenco bastante completo em termos de filosofias de utilização do carro. O modo Sport + não é, de todo, aconselhável a espíritos mais sensíveis, dado que nos priva da maior parte das "almofadas" de condução, como o controlo de tracção. E este não é propriamente um carro mansinho.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2979cc
Potência: 320cv entre as 5800 e as 6000 rpm
Binário: 450 Nm entre as 1300 e as 4500 rpm
Cilindros: 6
Válvulas: 24
Alimentação: Injecção directa de gasolina, turbo
Tracção: Traseira
Caixa: Automática de oito velocidades (comando sequencial e patilhas no volante)
Suspensão: Independente, com triângulos sobrepostos, à frente; multibraços, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência variável
Travões: discos ventilados à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 489,4 cm
Largura: 189,4 cm
Altura: 136,5
Peso: 1915 kg
Pneus: 255/55 R17
Capac. depósito: 70 litros
Capac. mala: 350 litros
Prestações
Veloc. máxima: 250 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,7s
Consumo misto: 7,9 litros/100 km
Emissões CO2: 185 g/km
Preço: 105.800 euros (unidade ensaiada: 128.700 euros)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim (à frente)
Airbags cortina: não
Airbag joelho para o condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Controlo de estabilidade (ESP): Sim
Adaptative Drive: Opção (3403 euros)
Direcção Activa Integral: Opção (1672 euros)
Controlo Dinâmico de Condução: Sim
Ajuda ao arranque em subidas: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (incluindo óculo traseiro)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Alarme: Opção (411 euros)
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (aquecidos)
Ar condicionado: Sim (automático de duas vias)
Abertura do depósito no interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Não
Jantes especiais: Sim
Botão Start/Stop: Sim
Rádio CD: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim (eléctrico)
Volante regulável em profundidade: Sim (eléctrico)
Computador de bordo: Sim
Head-up display: Opção (1192 euros)
Aviso mudança de faixa: Opção (533 euros)
Bancos dianteiros eléctricos: Sim (com memória)
Bancos dianteiros aquecidos: Opção (386 euros)
Estofos em pele: Sim
Navegação por GPS: Sim
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim
Assistente de estacionamento: Opção (472 euros)
Câmaras laterais: Opção (600 euros)
Câmara traseira: Opção (360 euros)
Controlo da pressão dos pneus: Opção (257 euros)
Faróis de nevoeiro: Sim
Faróis de xénon: Sim (direccionais)
Assistente de máximos: Opção (129 euros)