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Motor Renault 1.6 dCi com 130cv: Gama Scénic estreia novo diesel

Por Fugas

Pode parecer incongruente basear-se nas tecnologias da Fórmula 1 para construir um motor a gasóleo mais económico e de menores dimensões, mas foi o que a Renault fez para criar o seu novo Energy dCi com 130cv de potência, 320 Nm de binário máximo e médias de 4,4 l/100 km e 115 g/km CO2, no caso do monovolume Scénic. Este motor irá substituir gradualmente o 1.9 dCi de 130cv nos produtos da aliança Renault-Nissan e os primeiros a tê-lo, já em Junho, são os monovolumes Renault Scénic e Grand Scénic.

Numa segunda fase, ele será introduzido na gama Mégane e em modelos do segmento C da Nissan, alargando-se, pouco a pouco, a outros modelos, sendo descontinuado o fabrico do 1.9 dCi. O 1.6 dCi tem 264 componentes, dos quais 75 por cento são novos e foi submetido a 15 mil horas de testes em banco de ensaios e 700 mil quilómetros de testes em pista. É um motor económico, dotado de corrente de distribuição e de filtro de partículas sem manutenção, associado a uma caixa de velocidades de relações longas, muito elástica.

Das tecnologias da F1 utilizadas na sua construção, destacam-se: a arquitectura "quadrada", isto é, o curso do pistão é igual ao diâmetro do cilindro, o que permite válvulas de maior diâmetro, favorecendo a admissão de ar e, em consequência, as performances. Da disciplina rainha do desporto automóvel vem também a circulação transversal de água, com uma bomba de água mais pequena e económica, e um arrefecimento mais eficaz, para além da redução das fricções internas de funcionamento do motor.

A estas inovações acrescentam-se outras tecnologias para obter melhores performances e economia, como o escalonamento da caixa de velocidades e um sistema Start & Stop (paragem e arranque automático do motor) de última geração, com recuperação de energia na desaceleração e na travagem. A recirculação dos gases de escape em ciclo frio e a baixa pressão (recuperação e reintrodução dos gases de escape, que voltam a ser injectados na câmara de combustão) face ao tradicional, a alta pressão, permite uma redução de emissões de óxidos de azoto e de CO2 e melhor rendimento do motor. Já o Thermomanagement aceleração da subida da temperatura do motor quando está frio, traduz-se em melhores performances e menores consumos.

Tudo isto somado permite uma redução de 20 por cento nos consumos e de 30 g/km de CO2 em relação ao 1.9 dCi sem prejuízo das performances. Os Scénic e Grand Scénic, segundo o construtor, consomem em média 4,4 l/100 km e emitem 115 g/km CO2, valor de referência nos monovolumes compactos. Este motor cumpre as normas Euro V de emissões, tendo a Renault anunciado, para a próxima Primavera, um propulsor que satisfaz as futuras normas Euro VI.

Ficha Técnica

Motor: 1598cc, 4 cil., 16v, injecção directa por rampa comum
Potência: 130cv
Binário: 320 Nm às 1750 rpm
Combustível: gasóleo
Transmissão: caixa manual de 6 velocidades
Veloc. máxima: 195 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,5s
Consumo médio (100 km): 4,4 litros
Emissões de CO2: 115 g/km
Preço: a partir de 28.750/33.000 euros (Scénic/Grand Scénic)

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