Um mês mais tarde, chega a carroçaria de três volumes e quatro portas. No último trimestre de 2011, o Aveo recebe um propulsor 1.3 turbodiesel, de origem Fiat, com 75cv ou 95cv, dotado de sistema Start/Stop. No início de 2012, a oferta completa-se com a variante bifuel gasolina/GPL; até lá, na versão bifuel, continua a vender-se o Aveo da primeira geração. Noutros mercados, há uma variante do motor 1.2 com 70cv e um propulsor 1.6, a gasolina, com 115cv.
O novo Aveo estreia uma plataforma GM para o segmento B e os blocos de 1229cc e 1398cc foram alterados para melhorar performances e consumos. Em relação ao anterior, o comportamento desta segunda geração equipada com o mesmo bloco 1.2 melhorou bastante - agora, ao contrário de antes, nota-se a existência dos 86cv e a performance já é aceitável. Os consumos e emissões baixaram de, respectivamente, 5,5 l/100 km e 130 g/km de CO2 para 5,1 l/100 km e 119 g/km de CO2.
No caso do motor 1.4, também se reduziram os consumos e emissões: de 6,1 l/100 km e 143 g/km de CO2 para 5,9 l/100 km e 139 g/km de CO2. Mas num breve contacto com carros equipados com os dois motores, não nos pareceu que a diferença de comportamento dinâmico entre ambos possa justificar a diferença no preço e nos consumos. Assim, de momento, a versão de combate deste veículo do segmento B será a 1.2 a gasolina. Resta esperar para ver se a variante bifuel do novo Aveo vai continuar o sucesso de vendas da actual e como se comportará o inédito diesel.
Aos dois motores a gasolina vem associada uma caixa manual de cinco velocidades. Contudo, pela primeira vez num utilitário, a Chevrolet propõe uma caixa automática de seis relações com o motor 1.4. Esta, além de custar 1350 euros, apresenta performances inferiores e consumos e emissões muito superiores - 6,8 l/100 km e 168 g/km de CO2. Além disso, nota-se um atraso e um "soluço", com aumento brusco das rotações, na passagem de uma relação para outra. Nova carroçaria mais rígida e programa electrónico de estabilidade de série são outras das muitas diferenças entre a segunda e a primeira geração do Aveo.
O novo modelo, inspirado no protótipo Aveo RS, insere-se na linha de recentes produtos da Chevrolet, como o Orlando e o Spark. Aliás, não vai haver uma versão de três portas porque, tal como o Spark, a carroçaria de cinco portas tem um desenho similar a um carro de três portas, com os puxadores das portas traseiros dissimulados na moldura das janelas.
A parte da frente das duas carroçarias, com ópticas inspiradas nas das motos e uma grelha dianteira em preto dividida pelo logótipo da Chevrolet, dá-lhe um aspecto dinâmico e moderno. Na versão de cinco portas, a traseira mantém o estilo da frente, mas na de quatro portas o visual é diferente.
O hatchback tem 4039 mm de comprimento e o sedan de quatro portas 4399 mm, sendo a altura (1517mm) e a largura (1735mm) iguais. Por dentro, o espaço do habitáculo é idêntico, abundando os compartimentos para guardar objectos, mas a mala do cinco portas tem 290 litros (635 litros com os bancos traseiros rebatidos) e a do quatro portas 502 litros.
No que se refere à segurança, o anterior Aveo obteve apenas 1,5 estrelas nos testes do Euro NCAP efectuados em 2006. O novo modelo só pode ser melhor, pois dispõe de ESP de série, seis airbags, carroçaria com melhor protecção dos ocupantes e peões, programador de velocidade em algumas versões, etc.
Ainda não está definido o equipamento de série ou opcional nos diferentes níveis, mas é de supor que não diferirá muito do praticado em outros modelos da Chevrolet. Sabe-se, porém, que as primeiras 100 unidades vendidas da versão 1.2 LTZ (15.250 euros) incluem a oferta de jantes em liga leve de 17 polegadas e revestimento do habitáculo especial.