Fugas - motores

Rui Gaudêncio

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Muito mais carro do que parece

Barómetro

Visual, solidez geral, espaço interior, equipamento, preço

- Consumos quando se pisa o acelerador, recuperações, direcção em recta, inexistência de pneu suplente, controlo de estabilidade apenas em opção

Prático
Por baixo do tablier, e a fechar um dos espaços para arrumos da consola central (que inclui, ainda, dois inteligentes suportes retrácteis para copos), estão a tomada de energia auxiliar e as entradas para iPod e USB. É uma localização bastante prática, porque o espaço disponível permite colocar aí os aparelhos que se ligam, evitando a sempre complicada extensão de fios pelo habitáculo.

Reconfortante
Comprar um carro económico para enfrentar as nossas estradas é sempre uma manobra arriscada, porque os maus pisos costumam ser implacáveis para quaisquer fragilidades de construção. No caso do Picanto, ainda não é possível confirmar se as primeiras impressões corresponderão ao veredicto final, mas a verdade é que o interior oferece uma sensação de qualidade e solidez que tem tudo a ver com a boa montagem.

Agradável
O acesso não é brilhante, porque as portas são pequenas, mas rapidamente esquecemos isso quando nos sentamos nos lugares traseiros. Há espaço mais do que suficiente para os joelhos, a altura não coloca problemas e só mesmo a tentativa de acomodar três adultos enfrentará dificuldades substanciais. Acresce que a qualidade dos bancos está uns pontos acima do que é habitual encontrar neste tipo de veículos.

Economias
A falta de tampa na bagageira parecia uma tentativa estapafúrdia de fazer economias, mas na verdade deve-se apenas a um atraso na importação da peça. Mas há aqui um problema que só pode ter a ver com a poupança: apesar de existir um compartimento para um pneu suplente de emergência, ele não está lá, substituído pelo inefável kit anti-furos. Resultado: pneu rasgado, fim da viagem!

Ficha Técnica

Mecânica
Cilindrada: 998cc
Potência: 69cv às 6200 rpm
Binário: 95 Nm às 3500rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Alimentação: injecção indirecta
Tracção: dianteira
Caixa: manual, de 5 velocidades
Suspensão: independente,
tipo McPherson, à frente; semi-independente, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira,
com assistência eléctrica
Travões: Discos à frente, tambores atrás

Dimensões
Comprimento: 359,5 cm
Largura: 159,5 cm
Altura: 148,0 cm
Peso: 1300 kg
Pneus: 175/50 R15
Capac. depósito: 35 litros
Capac. mala: 200 litros

Prestações*
Velocidade máxima: 153 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,4s
Consumo misto: 4,2 litros/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
* Dados do construtor

Preço: 11.940 euros (versão 1.0 TX; a gama começa nos 9240 euros)

Equipamento

Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim (à frente)
Airbags cortina: Sim
Controlo de tracção: Não
Controlo de estabilidade: Opção (com discos de travão traseiros e assistência ao arranque em subidas, 600 euros)

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (4)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim (retrácteis)
Ar condicionado: Sim (manual; automático, em opção: 300 euros)
Abertura depósito interior: Sim
Abertura mala do interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio CD: Sim (com ligação USB e iPod)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Sim
Tecto de abrir: Opção (600 euros)
Bancos dianteiros eléctricos: Não
Estofos em pele: Não
Porta-luvas refrigerado: Não
Navegação por GPS: Não
Regulador de velocidade: Não
Sensores de chuva: Não
Sensores de luminosidade: Sim
Faróis xénon: Não

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