Fugas - motores

Continuação: página 2 de 2

Empurrão ecológico para 500 km

A suspensão McPherson à frente e semi-independente articulada atrás garante um bom apoio em curva. Mas a carroçaria rebaixada requer cuidado na transposição de lombas. O interior, espaçoso, possui quatro lugares e uma mala com 310 litros (sobe para 1005 litros com os bancos rebatidos). A cobertura da bagageira, um pano preso pelas quatro pontas, merecia outra atenção.

A consola central é parca em botões clássicos. Sobreviveram o da "ignição", do travão eléctrico de estacionamento, de fecho das portas e dos "piscas" de emergência. Os restantes comandos, como o ar condicionado e o sistema de navegação, são sensíveis ao toque. Assim como o monitor com as principais informações de consumo e eficiência energética.

Outro monitor policromático, à frente do condutor, substitui o tradicional velocímetro e conta-rotações, exibindo a velocidade de circulação, o estado de carga da bateria ou a autonomia. Um indicador de eficiência mostra como conduzir de forma ecológica a esfera giratória sobe e desce consoante a forma como se acelera ou trava, mantendo-se ao centro numa utilização optimizada da energia. O design exterior vanguardista possui como elementos distintivos as ópticas dianteiras em formato boomerang. A secção posterior incorpora um spoiler no portão da bagageira.

Na segurança passiva estão incluídos oito airbags (frontais, laterais, joelhos e cortina). O controlo de tracção e o programa electrónico de estabilidade são de origem. Disponível no mercado português a partir de Janeiro (o lançamento começa no norte europeu), o preço do Ampera andará pelos 42.900 euros. É a proposta intermédia da Opel antes da chegada de um citadino eléctrico e da ambicionada tecnologia assente no hidrogénio.

Ficha Técnica

Motor: Sistema Voltec com dois motores eléctricos + bloco a gasolina de 1398cc, 4 cil., 16V
Potência: 150cv (86cv às 4800 rpm do motor de combustão)
Binário: 370 Nm (130 Nm às 4250 rpm)
Transmissão: automática através de diferencial e engrenagens planetárias
Veloc. Máxima: 161 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9s
Consumo médio: 1,6 l/100 km
Emissões CO2: 40 g/km (motor gasolina)
Preço: a partir de 42.900 euros

--%>