A 2.ª geração do série 1, o modelo do segmento C da BMW lançado em 2004, estará à venda em Portugal na 2.ª quinzena de Setembro, na variante de cinco portas. Terá duas motorizações 1.6, a gasolina, com 136cv e 170cv, e três 2.0, a gasóleo, com 116cv, 143cv e 184cv. Todas trazem de série uma caixa manual de seis velocidades. Em opção, está disponível uma caixa automática de oito relações, a primeira do género num carro deste segmento. Os preços começam nos 28.990 euros (116i com 136cv e caixa manual).
Todos os motores são de quatro cilindros. A tracção é traseira, tal como nos restantes veículos da BMW. Mais tarde, será adicionada à gama uma nova motorização a gasóleo, 116d Efficient Dynamics Edition, com o bloco 1.6 que já marca presença na gama Mini e várias alterações para reduzir consumos e emissões. Com os mesmos 116cv de potência que o 116d com bloco 2.0 disponível no lançamento, terá médias de 3,8 l/100 km de consumo e 99 g/km de CO2. Também em data posterior, haverá carroçarias de três portas, Coupé e Cabrio.
Os dois propulsores a gasolina utilizam o mesmo bloco de 1598cc que serve de base a motores usados no Mini e em alguns modelos da Peugeot e da Citroën, mas o resultado final é diferente. Os motores do série 1 são mais eficientes, combinando um turbo de entrada dupla (Twin Scroll) com o sistema Valvetronic (regulação contínua do curso das válvulas de admissão), árvore de cames de regulação variável na admissão e no escape e injecção directa da gasolina (High Precision Injection). Isto traduz-se em melhoria na entrega da potência logo a baixas rotações, performances superiores e menores consumos e emissões.
Os motores 2.0, a gasóleo, também dispõem de Twin Scroll e são basicamente os mesmos da geração actual, mas foram melhorados para reduzir os consumos e emissões. No caso do 120d, há ainda um aumento de potência (+ 7cv) e do binário máximo, 380 Nm (+30 Nm).
Todos os série 1 vêm dotados da tecnologia BMW EfficientDynamics, para melhores performances e menores consumos, que inclui recuperação da energia da travagem, Start & Stop, indicação do momento óptimo para efectuar mudanças (no caso da caixa manual) e pneus de baixa resistência ao rolamento. Para além disso, é possível optar por três modos de condução: Comfort, Sport e Eco Pro. Em combinação com a caixa automática, pode ainda ter um quarto modo: Sport+. No modo Eco Pro, o climatizador, aquecimento dos bancos e dos retrovisores, a resposta do motor, etc. são regulados para diminuir os consumos. O condutor é informado no painel de instrumentos dos quilómetros adicionais de autonomia conseguidos por meio de uma condução económica.
O novo série 1 cresceu: mede agora 4324 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1421 mm de altura. A capacidade da mala aumentou 30 litros para 360 litros (1200 litros com os bancos rebatidos numa configuração 40/20/40) e há mais 21 mm de espaço para as pernas atrás. No entanto, a habitabilidade do lugar do meio é reduzida pelo túnel de transmissão.
Jantes em ferro